A ADESÃO DOS PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA NO CARIRI CEARENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4881

Palavras-chave:

Política educacional, Ceará, Implementação, Gerencialismo

Resumo

Neste artigo, objetiva-se analisar a adesão ao Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) por parte dos professores do Ensino Fundamental I de três municípios do Cariri cearense, por meio dos documentos e/ou materiais norteadores. Visa-se trazer uma discussão sobre a influência de ideais neoliberais e gerenciais no programa. Estudos atuais apontam que tais influências na educação intencionam dividir as responsabilidades das políticas educacionais, isto é, propor um modelo de gestão que valoriza aspectos como eficiência, eficácia, produtividade e resultados, em detrimento de uma formação humanística e cultural. Na pesquisa, do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada uma fundamentação teórica bibliográfica inspirada em estudiosos marxianos. A pesquisa trouxe, como resultados: que a adesão ocorre; o documento mais utilizado é o DCRC (87,7%), e a maioria dos professores que adere ao programa são contratados. Como também tencionam lacunas para eventuais pesquisas, cujo enfoque será esclarecer o que a pesquisa quantitativa mostra.

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Biografia do Autor

Rodrigo Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Pós-graduado em Direitos humanos e questão social e em Pedagogia: Gestão e Docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Ciências Sociais (UFMS/CPNV). Graduado em Pedagogia e Filosofia pela Universidade Santo Amaro (UNISA). É membro do grupo de estudos e pesquisas em Políticas Públicas de Esporte, Lazer, Educação e Saúde - GPPPELES/CNPq/UFMS.

Eric Ferdinando Kanai Passone, Universidade Cidade de São Paulo

Formado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) (1997-2002); Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2005-2012). Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2013-2016). É docente e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (PPGP-GE) da Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID). Membro do Comitê de Ética e Pesquisa da UNICID. Membro integrante da Red INFEIES ( Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones) e da RUEPSY (Réseau Universitaire International d?Études d'Éducation et de Psychanalyse). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Gestão e Avaliação Educacional. Estuda o campo de políticas públicas educacionais, gestão, avaliação, psicanálise e educação. 

Leonardo Felipe Gonçalves Duarte, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAED/UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo- UNICID (2021-2023). Especialista em Pedagogia: gestão docência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC-PR (2021-2022) e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí -UFPI (2022-2023). Graduado em Pedagogia pela Universidade Santo Amaro-UNISA (2018-2020). Membro e vice-líder do grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Gênero e Educação (GEPDGE).Tem interesse em pesquisas na área de Educação infantil, Docência masculina e Gênero.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Duarte, R. G., Passone, E. F. K., & Duarte, L. F. G. (2025). A ADESÃO DOS PROFESSORES NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA NO CARIRI CEARENSE . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.4881

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