A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENSINADA A PARTIR DOS PLANOS: A DISCIPLINA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFU

Autores

  • BRUNO GONÇALVES BORGES Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Planos de disciplina, História da educação, História das disciplinas

Resumo

Neste trabalho, os planos de disciplina são apresentados como ponto de partida para a pesquisa dedicada a reconstruir a história disciplinar da História da Educação nos cursos de formação de professores da Universidade Federal de Uberlândia. Justifica-se o enfoque nos planos pelo fato destes assumirem um caráter oficial, descritivo e prescritivo daquilo que se espera desenvolver em um curso. Certamente, esta dimensão configura-se como uma das etapas de análise da investigação proposta, já que é evidente a diferença entre a definição e a efetivação dos planos e, consequentemente, da própria disciplina, conforme apresentado por André Chervel e Dominique Julia. Logo, o texto a seguir está organizado de modo a favorecer, no primeiro momento, a compreensão da temática da história de disciplina passando à origem da disciplina até chegar à apresentação metodológica da análise dos planos de disciplina recolhidos entre 1960 e 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNO GONÇALVES BORGES, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2011- 2012). Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás/ Campus Catalão. 

Referências

ARENDET, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Ed.Perspectiva, 1979.

BONTEMPI JR, B. O ensino e a pesquisa em História da Educação Brasileira na Cadeira de Filosofia e História da Educação (1933-1962). História da Educação, 2007, p. 79-105.

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Á. Lorencini. São Paulo: FEU – UNESP, 1999.

CARVALHO, Marta Maria Chagas. Considerações sobre o Ensino da História da Educação no Brasil. In. GATTI JR, Décio; INÁCIO FILHO,Geraldo (Org.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores Associados; Uberlândia, MG: Ed. UFU, 2005. p. 33-46.

CHERVEL, Andre. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria; Educação, Porto Alegre, n. 2, 1990.p. 177-229.

ESCOLANO BENITO, A. (2011). La investigación historico-educativa y la formación de profesores. XVI Coloquio Nacional de Historia de la Educación. Actas. El Burgo de Osma: SEDHE, 2011. p. 17-46.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; RODRIGUES, José Roberto Gomes. A história da educação programada. Uma aproximação da História da Educação ensinada nos cursos de Pedagogia em Belo Horizonte. Revista Brasileira de História da Educação. n. 6. jul./ dez, 2003. p. 159-175.

GATTI JR, Décio. Investigar o Ensino de História da Educação no Brasil: categorias de análise, bibliografia, manuais didáticos e programas de ensino (Séc. XIX e XX) In: ______.; MONARCHA, Carlos; BASTOS, Maria Helena Camara. (Org.). O Ensino de História da Educação em Perspectiva Internacional. Uberlândia, MG: Ed. UFU, 2009. p. 95-130.

________. Percurso histórico e desafios da disciplina História da Educação no Brasil. In: ______; PINTASSILGO, Joaquim. (Org.). Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. Uberlândia: Ed. UFU, 2007. p. 99-139.

NÓVOA, António. História da Educação. Relatório da disciplina História da Educação, apresentado no âmbito das provas de obtenção da agregação. [impresso] Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, 1994.

NUNES, Clarice. Ensino e historiografia da educação. Problematização de uma hipótese. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr. n. 1, 1996. p. 67-79.

_____. Reflexões sobre o Ensino e a Pesquisa em História da Educação. In: GATTI JR., Décio e INÁCIO FILHO, Geraldo (Org.). História da Educação em Perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações Campinas/SP:Autores Associados, Uberlândia/MG:Ed. UFU, 2005. p. 7-31.

_____ . Reflexões sobre o Ensino e Pesquisa em História da Educação. In: GATTI JR, Décio; INÁCIO FILHO, Geraldo (Org.). História da Educação em Perspectiva: Ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas, SP: Autores Associados; Uberlândia, MG: Ed. UFU, 2005. p. 7-32.

SAVIANI, Dermeval. História da Educação e Política Educacional. Revista HISTEDBR On-line. n. 3, 2001. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art2_3.html>. Acesso em: 01 nov. 2010.

TANURI, Maria Leonor. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de História da Educação. Mai./Ago. n. 14. p. 61- 88, 2000.

WARDE, M. J.,; CARVALHO, M. M. Política e cultura na produção na produção da História da Educação no Brasil. Contemporaneidade e Educação, 9-33, 2000.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

GONÇALVES BORGES, B. . (2012). A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENSINADA A PARTIR DOS PLANOS: A DISCIPLINA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UFU. Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 171–194. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1399

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.