REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES EM EJA: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i38.6033Palavras-chave:
Diversidade social, Formação de leitores, EJA, PráticadocenteResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a ação docente em turmas de séries iniciais de Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no que diz respeito ao campo da formação de leitores.O estudo, preponderantemente teórico, aponta para a necessidade da aproximação entreo conteúdo daformação docente e o aluno real existente na sala de aula, caracterizado pela diversidade,o qual acorre à escola tendo como motivação o desejo de desenvolver as competências leitoras exigidas pela sociedade contemporânea. Os resultados dapesquisa sinalizam a necessidade de diálogo intercultural no contexto escolar, orientado por princípios que definem os atos de ler, dentro e fora do âmbito escolar, em uma perspectiva inclusiva. O trabalho organiza-se em quatro seções, assim discriminadas: consideração sobre a natureza do ensino no contexto da Educação de Jovens e Adultos; caracterização dos sujeitos sociais em diversidade na escola de EJA; princípios gerais e objetivos da formação de leitores na educação fundamental, e; aproximações aos conceitos de leitura e de ato de ler no interesse de práticas educativas inclusivas.
Downloads
Referências
BECKER, Fernando. A Epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 4. ed. Petrópolis:Vozes, 1993.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
______.Parâmetros Curriculares Nacionais: 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC: SEF, 1997.
______. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB nº. 11/2000. Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: MEC, maio 2000.
CALHAU. S. Formação do sujeito da escrita: onde poder se dizer é poder ser. In:Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação V. 1, 2015.
CANDAU. V. M.Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37 jan./abr. 2008. CARNOY, M.; KHAVENSON, T.; FONSECA, I.;COSTA, L.; MAROTTA, L. A educação brasileira está melhorando? Evidências do PISA e SAEB. In: Cadernos de Pesquisa.v. 45(157). p. 450-485. 2015. Acesso: https://dx.doi.org/10.1590/198053143331.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje.Porto Alegre: Artmed, 2005.
DI PIERRO, M. C.Notas sobre a definição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. In: Educação e Sociedade. Campinas, SP, número especial, v.26, p.1115-1139, out. 2005.
DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. In:Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, p. 58-77, nov.2001.
FREIRE, P.Educação e mudança. 13. ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz e Terra Educação, 1987.
FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. Educar o trabalhador cidadão produtivo ou o ser humano emancipado? In:Trabalho, Educação e Saúde. v. 1(1), p.45-60.2003.uuma Acesso:https://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462003000100005.
GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras – ALB, 2009.
______. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
GOMES, N. L. Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília: Ministério da Educação, SEB, 2008.
KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
KLEIMAN, A. B.; MORAES, S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.
KLEIMAN, A. B.Oficina de leitura: teoria e prática. 10. ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.
______.Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo, SP:Editora Contexto, 2009.
MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2004.
MOREIRA, A. F; CÂMARA, M. J. Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M. Orgs.). Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 38-66.
OLIVEIRA, M. K. Jovens e Adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras.Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de leitura do Brasil ALB; São Paulo: Ação Educativa, 2001, p.15-43.
ORLANDI, E. P.Discurso & Leitura. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. A Leitura e os Leitores. 2. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003.
RODRIGUES, L. P. Textos, discursos e sujeitos híbridos: a plasticidade cultural contemporânea à luz da teoria do habitus de Pierre Bourdieu.In:Anais do VI Congresso Internacional da ABRALIN,2009. v. 1. VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009,João Pessoa.
ROJO. Alfabetização e Letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
SENNA, L A G. “Letramento ou leiturização? O sócio-interacionismo na Lingüística e na Psicopedagogia”. In:Anaisdo 12º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas/SP, Associação de Leitura do Brasil, 2000, p. 3203-3225.
______. O Planejamento no ensino básico e o compromisso social da educação com o letramento. Educação & Linguagem, São José dos Campos, n.7, p.200-216, 2003.
______.De Vygotsky a Morin: entre dois fundamentos da educação inclusiva. In:Espaço INES. v. 22. 2004.
______.Conhecimento docente, inclusão social e tecnologias de escrita.In: Anais do IX Colóquio sobre questões curriculares. Universidade do Porto. Meio físico: CD-Rom, p. 3587-3598, 2010.
______. L A G. O campo acadêmico do letramento e da alfabetização no Brasil: estados e perspectivas da linguística aplicada. In: Revista Teias. Vol. 15 (38). Rio de Janeiro: UERJ, p. 57-74. 2014.
SILVA, T. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004, p. 133.
SOARES, L. Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.