AULA DE GRAMÁTICA OU DE ANÁLISE LINGUÍSTICA? INVESTIGANDO OBJETOS DE ESTUDO E OBJETIVOS NORTEADORES
Palavras-chave:
Ensino de gramática, Análise linguística, Prática pedagógicaResumo
O objetivo desta pesquisa, do tipo qualitativo-indiciária, foi analisar como se efetiva o ensino de gramática/análise linguística em duas escolas de perfis diferentes: uma pública da rede estadual de Pernambuco (ensino médio) e o Colégio de Aplicação da UFPE (ensino fundamental). Os resultados da análise evidenciaram, por um lado, uma prática tradicional de ensino de gramática normativa e, por outro, um ensino voltado para o letramento.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1997. [1ª. ed. 1929].
CARDOSO, S. H. B. Discurso e ensino. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
GERALDI, J. W. Ensino de gramática x reflexão sobre a língua. In: ______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: ALB/Mercado de Letras, 1996.
LOUZADA, M. S. O. O ensino da norma na escola. In: MURRIE, Z. F. (Org.). O ensino de português do primeiro grau à universidade. São Paulo: Contexto, 1994.
MARCUSCHI, E.; VIANA, M. Dimensão social da língua portuguesa e avaliação de rede. In: MARCUSCHI, E.; SOARES, E. (Orgs). Avaliação educacional e currículo: inclusão e pluralidade. Recife: Editora da UFPE, 1997.
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a.
MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística: por que e como avaliar. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs.). Avaliação em Língua Portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica / CEEL / MEC, 2006b.
NEVES, M. H. de M. Subsídios teórico-metodológicos para o tratamento escolar da gramática. In: TOLDO, C. (Org.). Questões de linguística. Paço Fundo: UPF, 2003.
NÓBREGA, M. J. Perspectivas para o trabalho com a análise linguística na escola. In: AZEREDO, José Carlos de. (Org.). Língua Portuguesa em debate: conhecimento e ensino. Petrópolis: Vozes, 2000.
PISCIOTTA, H. Análise linguística: do uso para a reflexão. In: BRITO, E. V. (Org.). PCNs de Língua Portuguesa: a prática em sala de aula. São Paulo: Arte e Ciência, 2001.
POSSENTI, S. Observações sobre gramática e texto. In: TOLDO, C. (Org.). Questões de linguística. Paço Fundo: Ed. UPF, 2003, p. 116.
SUASSUNA, L. Didática da língua portuguesa: a questão do método, do objeto e do objetivo. In: ______. Ensaios de pedagogia de língua portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006.