PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES... NARRATIVAS... E TRAJETÓRIAS...

Autores

  • ANTONIA EDNA BRITO Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação de professores, Narrativas, Saberes docentes

Resumo

O presente estudo objetiva analisar a trajetória formativa de professores experientes na perspectiva de refletir acerca dos possíveis diálogos entre saberes da formação e a prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, trata-se de estudo empírico, abordagem qualitativa, contemplando narrativas de professores. A pesquisa tem como fundamento os estudos de teóricos, tais como: Bueno e Catani (1998); Nóvoa (1992); Contreras (2002), dentre outros. O estudo tem como protagonistas professores que se encontram envolvidos em processos de formação inicial. No desenvolvimento desta pesquisa discutimos questões acerca dos saberes privilegiados na formação inicial, bem como postulamos que os processos formativos necessitam articular-se às práticas de ensinar, haja vista que esses processos devem ter como foco a prática pedagógica real. Isto significa que em face às peculiaridades do magistério, o profissional docente, para exercer de forma competente o metier profissional, necessita investir em seus processos formativos, considerando que o conhecimento é processual, complexo e, principalmente, dinâmico. Tais processos formativos devem ter como referência as práticas de ensinar na perspectiva de análise e de reflexão sobre o saber-fazer.

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Biografia do Autor

ANTONIA EDNA BRITO, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação/Profª. do PPGEd/Universidad Federal de Piauí.

Referências

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Publicado

2007-12-12

Como Citar

BRITO, A. E. (2007). PROFESSORES EXPERIENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: EVOCAÇÕES. NARRATIVAS. E TRAJETÓRIAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (17), 29–38. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1431

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