AS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: desafios e reflexões sobre a prática docente

Autores

  • ADÉLIA MEIRELES DE DEUS
  • BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES Universidad Federal de Piauí

Palavras-chave:

Formação Continuada, Prática Pedagógica, Ensino/Aprendizagem, Pesquisa Narrativa

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo analisar, sob o ponto de vista dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Teresina-PI, as implicações da formação continuada na prática pedagógica. Para a realização do estudo, optamos por uma metodologia que se inscreve nos parâmetros da investigação qualitativa; para tanto, utilizamos as narrativas como princípio teórico-metodológico, que direcionaram os instrumentos, memorial e entrevista semiestruturada, perspectivando às interlocutoras uma autorreflexão para [re] planejar ações futuras, tendo em vista seu desenvolvimento profissional e pessoal. O estudo registra a importância da formação continuada enquanto processo, no qual o professor se coloca como agente e sujeito de sua prática, e da construção e reconstrução de seu conhecimento, em um movimento dialético ─ prática/teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ADÉLIA MEIRELES DE DEUS

Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação – PPGed –UFPI, Pedagogo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina-PI. 

BÁRBARA MARIA MACÊDO MENDES, Universidad Federal de Piauí

Doutora em Educação, Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação-PPGed-Universidad Federal de Piauí.

Referências

BRITO, A. E. Narrativa escrita na interface com a pesquisa e a formação de professores. In: MORAES, D. Z.; LUGLI, R. S. G. Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 53-67.

BRITO, A. E. Formar Professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes. In. MENDES SOBRINHO, J. A. C; CARVALHO, M. A. Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte. Autêntica, 2006. p. 41-53.

COLLARES, C. A. L. et al. Educação continuada: a política da descontinuidade. Educação & Sociedade, ano XX, n. 68, p. 202-219, dez. 1999.

FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas-SP: Autores Associados, 2004.

FOX, M. Guilherme Augusto Araújo Fernandes. São Paulo: BRINQUE-BOOK, 1995.

FINGER, M. As implicações socioepistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, A. FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal-RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2010. p. 121-128.

FRANCO, M. A. S. Saberes pedagógicos e prática docente. In: SILVA, A. M. M. (Org.). Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife ENDIPE, 2006. p. 27-49.

FUSARI, J. C.; RIOS, T. A. Formação continuada dos profissionais do ensino. In: Cadernos Cedes - Educação continuada, n. 36, p. 37-45, 1995.

GARCIA, C. M. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor - a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 93-114.

GUARNIERI, M. R. (Org.). Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave da docência. Campinas-SP: Autores Associados. 2005. p.45-59.

GUEDES-PINTO, A. L.; SILVA, L. C. B.; GOMES, G. G. a memória como possibilidade: narrativa em foco. In: GUEDES-PINTO, A. L.; SILVA, L. C. B.; GOMES, G. G. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas- SP: Mercados de Letras, 2008. p. 17-29.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

______. Formação permanente do professorado: novas tendências São Paulo: Cortez, 2009.

______, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez,2004.

JOSSO, Marie-Chistine. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A. FINGER, M. (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal-RN: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 2010. p. 59-79.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005. p. 53 -79.

LIBERALI, F. C. A formação do educador: algumas possibilidades. In: LIBERALI, F. C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté-SP: Cabral / Livraria Universitária, 2008. p. 29-42.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E D. Métodos de coleta de dados: observação, entrevista e análise documental. In: LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. p. 25- 44.

MENDES SOBRINHO, J. A. de C. (Org.). Formação e prática pedagógica: diferentes contextos de análises. Teresina: EDUFPI, 2007.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Portugal: Porto, 2000. p. 11-30.

PATTO, M. H. S. Formação de professores: o lugar das humanidades. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004. p. 61-78.

PIMENTA, S. G. Professor Reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G; GHEDIN, E. (Org.).Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005. p. 17-52.

POIRIER, J; CLAPIER-VALLADON, S.; RAYBAUT, P. Histórias de vida: teoria e prática. Rio de Janeiro: Celta, 1999. p. 107-117.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: método e técnicas. São Paulo: Atlas, 2008.

SOUZA, E. C. de. (Auto) Biografia, identidades e alteridade: modos de narração, escritas de si e práticas de formação na pós-graduação. Revista Fórum Identidades, v. 4, p. 37-50, jul/dez. 2008.

SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professore. Rio de Janeiro DP&A; Salvador-BA: UNEB, 2006.

VEIGA, I. P. A. A prática pedagógica do professor de didática. Campinas-SP: Papirus, 2010. p. 14-34.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

DE DEUS, A. M. ., & MACÊDO MENDES, B. M. . (2016). AS NARRATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: desafios e reflexões sobre a prática docente. Linguagens, Educação E Sociedade, (35), 211–235. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1243

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.