CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES

Autores

  • JOANA ELISA RÖWER Universidade Federal de Santa Maria
  • JORGE LUIZ DA CUNHA Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Sociologia no Ensino Médio, Curriculo, Formação continuada, OCEM, Livros didáticos

Resumo

Este trabalho problematiza a construção curricular do ensino de sociologia no ensino médio. Realiza um entrecruzamento entre diversas linguagens que operacionalizam a seleção dos conteúdos e competências para o ensino de sociologia na educação básica. Assim, o objetivo foi o de identificar como está sendo construído o currículo de sociologia para o ensino médio. O problema central foi investigar em que medida os documentos públicos e oficiais e a formação continuada de professores de sociologia contribuem para a construção de currículos convergentes ou dissonantes. A efetivação ocorreu por meio de uma análise comparativa de dois modelos de implementação de cursos de formação continuada de professores de sociologia; das normas e parâmetros educacionais oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); dos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa é do tipo exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa. Teve como base de análise as categorias de conceitos-temas-teorias expostas pelas OCEMs (2006). As análises desenvolvidas indicam que os modelos dos cursos de formação continuada e os livros didáticos funcionam como difusores de conteúdos e atendem as orientações oficiais no sentido da adequação aos conceitostemas-teorias, com ênfase na questão temática-conceitual da Sociologia. Assim, é possível considerar que os modelos de formação continuada analisados, os parâmetros e orientações e os livros didáticos convergem na seleção dos conteúdos de Sociologia do ensino médio, ressalvadas as suas diversidades.

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Biografia do Autor

JOANA ELISA RÖWER, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora. Professora de Sociologia no Ensino Médio. Área de pesquisa: formação e prática docente, história oral e (auto)biografias. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre Memória e Educação.

JORGE LUIZ DA CUNHA, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em História Medieval e Moderna Contemporânea pela Universitat Hambur. Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Área de pesquisa: história das migrações, história da educação, história oral e narrativas (auto)biográficas.

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Publicado

2013-12-09

Como Citar

RÖWER, J. E. ., & DA CUNHA, J. L. . (2013). CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 167–198. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1335

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