CONVERGÊNCIAS E DISSONÂNCIAS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ENTRECRUZAMENTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E TEXTOS DE ORIENTAÇÕES CURRICULARES
Palavras-chave:
Sociologia no Ensino Médio, Curriculo, Formação continuada, OCEM, Livros didáticosResumo
Este trabalho problematiza a construção curricular do ensino de sociologia no ensino médio. Realiza um entrecruzamento entre diversas linguagens que operacionalizam a seleção dos conteúdos e competências para o ensino de sociologia na educação básica. Assim, o objetivo foi o de identificar como está sendo construído o currículo de sociologia para o ensino médio. O problema central foi investigar em que medida os documentos públicos e oficiais e a formação continuada de professores de sociologia contribuem para a construção de currículos convergentes ou dissonantes. A efetivação ocorreu por meio de uma análise comparativa de dois modelos de implementação de cursos de formação continuada de professores de sociologia; das normas e parâmetros educacionais oficiais como as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM); dos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A pesquisa é do tipo exploratória e de natureza quantitativa e qualitativa. Teve como base de análise as categorias de conceitos-temas-teorias expostas pelas OCEMs (2006). As análises desenvolvidas indicam que os modelos dos cursos de formação continuada e os livros didáticos funcionam como difusores de conteúdos e atendem as orientações oficiais no sentido da adequação aos conceitostemas-teorias, com ênfase na questão temática-conceitual da Sociologia. Assim, é possível considerar que os modelos de formação continuada analisados, os parâmetros e orientações e os livros didáticos convergem na seleção dos conteúdos de Sociologia do ensino médio, ressalvadas as suas diversidades.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W. A política do conhecimento oficial: faz sentido a ideia de um currículo nacional. In: MOREIRA, Antonio F.; TADEU,Tomaz, (Org.). Currículo: cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo:Cortez, 2011. p. 71-106.
BERGER, Peter. Perspectivas Sociológicas: uma visão humanística. 31. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos modernos, tempos de sociologia. São Paulo: Ed. do Brasil, 2010.
BOUDON, Raymond; BOURRICAUD, François. Dicionário Crítico de Sociologia. São Paulo: Ática, 2002.
BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados – e-MEC. Brasília. (atualizado em 2013).Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 jul. 2013.
______. Lei n. 11.684, de 02 de junho de 2008. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm>. Acesso em: 05 jul. 2013.
______. Ministério da Educação. Guia de Livros Didáticos – PNLD 2012: Sociologia. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/2988-guia-pnld-2012--ensino-m%C3%A9dio>. Acesso em: 16 ago. 2012.
______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 18 mar. 2012.
______. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – OCNEMs. v. 3 Brasília, 2006. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2012.
______. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2002.Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2012.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. parte 4, Brasília, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf>. Acesso em:16 ago. 2012.
______. Ministério da Educação. Sociologia: ensino médio (Coleção Explorando o Ensino) v. 15. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2013.
CAPELLINI, Vera L. M. F.; RODRIGUES, Leda M. B. da. Educação a distância e formação continuada do professor. Revista Brasileira de Educação Especial. v. 18. n. 4. out./dez. 2012. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S141365382012000400006&script=sci_abstact>. Acesso em: 23 abr. 2013. p. 615-628.
CASÃO, Carolina D. C.; QUINTEIRO, Cristiane T. Pensando a Sociologia no Ensino Médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações – Revista de Ciências Sociais. v. 12, n. 1. jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403>. Acesso em: 17 jul. 2013. p. 225-238.
FOCAULT, Michel. O que é a crítica? In: Espaço Michel Foucault.Disponível em: <http://portalgens.com.br/portal/images/stories/pdf/critica.pdf>. Acesso em: 18 set. 2014.
______. A Ordem do Discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1999.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos.”DCNs(Diretrizes Curriculares Nacionais)” (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=96>. Acesso em: 05 mar. 2013.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. 4. ed. Rio deJaneiro: Zahar, 1975.
OLIVEIRA, Amurabi. Sentidos e dilemas do ensino de sociologia: um olhar sociológico. Revistainter-legere. n. 9. Jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/inter-legere.htm>.Acesso em: 20 abr. 2013. p. 25-39.
OLIVEIRA, Inês B. Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar. In: FERRAÇO, Carlos E. (Org.). Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo. 2. ed.São Paulo: Cortez, 2008. p. 43-67.
PAIVA, Edil V.; FRANGELLA, Rita de Cassia P.; DIAS, Rosanne E. Políticas curriculares no foco das investigações. In: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth, (Org.). Política de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. p. 241-269.
PEREIRA, Aline; LARANJO, Jaqueline; FIDALGO, Fernando S. R.Formação continuada de professores e EaD: superação de limites e limites da superação. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2012, São Carlos. Anais eletrônicos... São Carlos, UFSCAR, 2012. Disponível em: < http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/Trabalhos/72-852-1-ED.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013.
PEREIRA, Luiza Helena. Por uma sociologia da sociologia no ensino médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 14., 2009. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFRJ,2009. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2013.
PEREIRA, Thiago Ingrassia. MARQUES, Paula de. O ensino de Sociologia no Alto Uruguai: Notas preliminares acerca do contexto da pós-obrigatoriedade. In: MEIRELLES, Mauro; RAIZER, Leandro;
PEREIRA, Luiza Helena. O Ensino de Sociologia no RS: repensando o lugar da Sociologia. Porto Alegre: Evangraf/LAVIECS, 2013. p.35-47.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Programa de incentivo à formação continuada de professores de ensino médio: curso de formação em sociologia e filosofia no ensino médio. Plano do curso. Rio de Janeiro, 2006. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/formcont_puc_solfil.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de,. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROMANOWSKI, Joana Paulin. Pós-graduação em educação: contribuições para a formação de professores. In: RAMOS, Flávia B.; PAVIANI, Neires M. S.; AZEVEDO, Tânia M. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica: múltiplos olhares. Caxias do Sul, RS: Ed. UCS, 2012. p. 130 – 150. Recurso eletrônico.
RÖWER, Joana E., et al. A formação do professor de sociologia: uma análise através das Orientações Curriculares Nacionais. In: Seminário Internacional de Gestão ducacional, 3., 2012. Santa Maria, Anais..., Santa Maria: UFSM, Curso de Especialização em Gestão Educacional, 2012. 1 CD-ROM.
SANTAGADA, Salvatore; RAIZER, Leandro; MEIRELLES, Mauro. A recente história do retorno da Sociologia ao Ensino Médio: mobilização política, atores e conquistas. In: In: MEIRELLES, Mauro; RAIZER, Leandro; PEREIRA, Luiza Helena. O Ensino de Sociologia no RS: repensando o lugar da Sociologia. Porto Alegre: Evangraf/ LAVIECS, 2013. p. 87-98.
SANTOS, Mario Bispo dos. Diretrizes Curriculares Estaduais para o Ensino de Sociologia: em busca do mapa comum. Revista PerCuros, Florianópolis, v. 13, n. 01, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2439>.Acesso em: 10 mar. 2013. p. 40-59
SARANDY, Flávio. Propostas curriculares em Sociologia. Revistainter-legere. n. 9, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/interlegere/09/inter-egere.htm>. Acesso em: 20 abr. 2013. p. 61-84.
SILVA, Ileizi Fiorelli. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos. v. 8, n. 2, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.labes.fe.ufrj.br/didatica_especial/textos/ileizi_fiorelli_silva.pdf>. Acesso em: 16 jul.2013. p. 403-427.
SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SOUZA, Shelley M. A. de. A defesa da disciplina de Sociologia nas políticas para o Ensino Médio de 1996 a 2007. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Curso de extensão o ensino de sociologia para professores do ensino médio: contribuindo para a formação continuada de professores de Sociologia do ensino médio do Rio Grande do Sul. Plano do curso. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <https://moodleinstitucional.ufrgs.br/course/view.php?id=17730>. Acesso em: 15 jun. 2013.