A RETIFICAÇÃO DE ERROS E O PROBLEMA DA VERDADE NA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Autores

  • GUILHERME AUGUSTO REZENDE LEMOS Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7659

Palavras-chave:

Verdade, Bachelard, didática

Resumo

Em tempos quando projetos como o Escola sem partido, que pretende submeter a ciência à moral; ou teses como o Terra plana, recentemente reconhecida pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul; ou ainda a do Criacionismo, em equivocada oposição ao Evolucionismo, ganham força no atual cenário político e econômico brasileiro; o tema da “verdade” ganha grande importância no debate acerca do valor das Ciências. Mesmo que as pedagogias de ensino fundamental necessitem de transposição didática ou de recontextualização, ainda assim é preciso compreender o que é próprio das ciências diferentemente do senso comum. Por vezes é preciso retroceder no tempo, como quem busca a ponta de um fio perdido que nos reconduza a algum lugar mais plausível. O presente artigo pretende-se uma contribuição para a compreensão do problema da verdade científica a partir do pensamento epistemológico de Gaston Bachelard que, conforme José Carlos Libâneo (2012, p.53), tem exercido forte influência nos estudos que articulam didática e epistemologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GUILHERME AUGUSTO REZENDE LEMOS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, desenvolve pesquisas pós-estruturais no campo da Didática e do Currículo. Tem como campos de estudo a filosofia, a educação (currículo e didática) e a cultura. Pesquisador APQ 1 FAPERJ. SubCoordenador da linha de pesquisa Currículo, cultura e diferença, liderada por Elizabeth Fernandes de Macedo.   

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982.

ARISTÓTELES. Metafísica. Livro l. In: Colecáo Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

______. Metafísica. Edição trilingue: grego, latim, espanhol por Valentín García Yebra.Madrid: Gredos, 1990.

BACHELARD, G. Essai sur la connaissance approchée. 4.ed. Paris: J.Vrin, 1973.

______. Le nouvel esprit scientifigue. 1ª. ed. Paris: PUF, 1934.

______. La formation de l'esprit scientifique. 1ª. ed. París: J.Vrin, 1938.

______. La philosophie du non: essai d'une philosophie du nouvel esprit scientifique. 1 ª. ed.París: PUF, 1940.

______. Le racionalisme appliqué. 1ª. ed. París: PUF, 1949.

______. L'activité racionaliste de la physique contemporaine. 1ª. ed. Paris: PUF, 1951.

______. Le materialisme rationnel. 1ª. ed. Paris: PUF, 1952.

______. Bachelard: épistemologie. Org: Danielle Lecourt. 1971. 1 ª. ed. París: PUF, 1971.

______. L'engagement racionaliste. (coletânea póstuma de textos) 1ª. ed. Paris: PUF, 1972.

BULCÁO, M. O racionalismo·da ciência contemporânea: uma análise da Epistemologia de Gaston Bachelard. Rio de Janeiro: Antares, 1981.

______. Brunschvicg e os filósofos: a constituição do idealismo crítico. In: Temas e Textos.Série Filosofia. nº 7, 1993. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 1993.

CESAR, C.M. Bachelard: Ciência e Poesia. São Paulo: Paulinas, 1989. Ciência e lmaginário/Centre de Recherche sur l'imaginaire. Traducáo de lvo Martinazzo. Brasília: Ed.UnB, 1994.

LACROIX, J.; CANGULHEM, G.; HIPPOLITE, J.; AMBACHER, M.; MARTIN, R.;DENIS, A.M. Introducción a Bachelard. Buenos Aires: Calden, 1973.

LIBÂNEO, J. C. Ensinar a aprender. Aprender a ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. Org.LIBÂNEO, J. C. & ALVES, N. São Paulo: Cortez, 2012. PP 35-60.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

REZENDE LEMOS, G. A. . (2018). A RETIFICAÇÃO DE ERROS E O PROBLEMA DA VERDADE NA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 138–157. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.7659

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.