EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula

Autores

  • MÁRCIA PEREIRA DA SILVA Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • VANUSA KARINE RIBEIRO XAVIER Universidade Presidente Antônio Carlos

Palavras-chave:

Educação, Novas tecnologias, História, Docência

Resumo

O texto discute a utilização das novas tecnologias, sobretudo da informática, no processo educacional, tomando como exemplo o ensino de História. Aborda o desafio da formação docente frente às exigências da modernidade, a necessidade da transposição didática das novas tecnologias em nome da construção do conhecimento em âmbito escolar e tece considerações sobre as inúmeras possibilidades da aplicação da informática na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MÁRCIA PEREIRA DA SILVA , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Campus de Franca. 

VANUSA KARINE RIBEIRO XAVIER, Universidade Presidente Antônio Carlos

Assessora Pedagógica da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Montes Claros da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC.

Referências

BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2000. p.67-132.

BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação. Campinas, SP: Associados, 2001.

FRIEDMANN, G. Où va le travail humain? 11. ed. Paris: Gallimard, 1950.

MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas: Papirus, 2000. p.133-173

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In:_____. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

NÓVOA, A. Inovação para o sucesso educativo escolar. Aprender, Lisboa, PT, n.11, s/p, Nov. 1988.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PERRIAULT, G. La transmission du savoir à distance: autoroutes de l'information et télé-savoirs. Paris: L' Harmattan, 1996.

PORCHER, C. A Escola Paralela. Lisboa: Livros Horizonte, 1977.

SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto,2001, 11-26.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001.

THEODORO, Janice. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2. ed. São Paulo:Contexto, 2004. p.49-55.

ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara. Novas tecnologias. 2007. Disponível em: <http://www.centrorefeeducacional.com.br/novas.html>. Acesso em: 01 jul. 2007.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

PEREIRA DA SILVA , M. ., & RIBEIRO XAVIER, V. K. . (2008). EDUCAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades da inserção das novas tecnologias em sala de aula. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 155-164. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1515

Edição

Seção

Artigos