CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA

Autores

  • MARIA DOLORES FORTES ALVES Universidade Federal de Alagoas
  • ABDIZIA MARIA ALVES DE BARROS Universidade Federal de Alagoas
  • MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8122

Palavras-chave:

currículo, diversidade, complexidade

Resumo

O que é o currículo? A quem e para que serve? Quais os princípios que podem nortear um currículo inclusivo? Estas questões aqui propostas serão discutidas neste artigo. Objetivamos refletir e fazer apontamentos sobre o que consideramos como um currículo para diversidade à luz da complexidade. Discorremos sobre o que é “currículo“ e qual o sentido do caminho, percurso ou jornada que percorremos durante muitos anos de nossa vida. Faremos uma reflexão teórica á luz dos novos paradigmas da educação: complexidade, Transdisciplinaridade e pensamento ecossistêmico. Apresentarmos à luz de teóricos como Sacristán (2002), Alves (2013; 2016), Moraes (2004), Morin (1996; 1997)) entre outros. Apontaremos os princípios de um currículo inclusivo, de um currículo que atenda ao sentido de “ser humano”, legítimo e legitimado, único, singular. Desejamos um currículo imbuído de respeito aos valores universais, que outorgue ao humano não só a autoria de pensamento, mas, a legitimação do sujeito singular e a autoria de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DOLORES FORTES ALVES, Universidade Federal de Alagoas

Professora de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE; Doutora e Mestre em Educação:Curriculo – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga – UNISA; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; líder do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras), Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – CNPq), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro – Universidade de Barcelona); autora de diversos artigos e livros.

ABDIZIA MARIA ALVES DE BARROS, Universidade Federal de Alagoas

Doutora Educação: Curriculo – PUC/SP Professora adjunta da UFAL/CEDU; Trabalha nas áreas de Didática, Estágio Supervisionado, Currículo e Avaliação. Área de pesquisa: formação de professores e Educação de Jovens e Adultos. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras), e Multieja. Coordenadora Estadual do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos.

MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA, Universidade Federal de Alagoas

Doutora Educação: Curriculo – PUC/SP Professora adjunta da UFAL/CEDU; Pesquisadora no área de formação de professores para o uso da TDIC E e das Narrativas Reflexivas de professores. Pesquisadora do grupo de pesquisa: PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras). 

Referências

ALVES, M. D. F. ALVES, M. D. F. Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas: autoconhecimento e motivação. Rio de Janeiro: WAK, 2016.

_____. Construindo Cenários e Estratégias de Aprendizagem Integradoras (inclusivas). 276pp. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2013.

_____. Favorecendo a Inclusão pelos caminhos do coração: complexidade, pensamento ecossistêmico e transdisciplinaridade. Rio de Janeiro, WAK, 2009.

ASSMANN, H. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. Petrópolis, R.J.: vozes, 1998.

BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005.

CAPRA, F.. A teia da vida: Uma compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Primeira edição, 1999.

DELORS, J. (0rg.). Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2000.

D`AMBROSIO; Ubiratan. A era da consciência. São Paulo: Peirópolis, 1997.

FAZENDA, I. C. Interdisciplinaridade: Um projeto em parceria. São Paulo: Loyola,1993.

FREIRE, P. A pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.

HAMILTON, D. Sobre a origem dos termos classe e curriculum in Revista Teoria e Educação, 6, Porto Alegre, Pannonica, 1992, p. 3-52.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

_____. Os sete saberes necessários para a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 1996.

MORAES, M. C. Pensamento Eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. 8ª Ed. São Paulo: Vozes, 2004.

MOREIRA, A. F. B., Currículos e Programas no Brasil.Campinas: Papirus, 1990.

NASCIMENTO, Patrícia Limaverde. Educação Bio-sustentável, Eco-sistêmica e Transdisciplinar. Uma prática da Escola Vila. Fortaleza, CE. Cnpq, Expressão gráfica,2008

NICOLESCU, B. O Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

NICOLESCU, Basarab.(a). Reforma da educação e do pensamento: Complexidade e transdisciplinaridade, (2004). Disponível em: http://www.engenheiro2001.org.br/curriculos.htm. acesso em 06 de mar, de 2011.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética: problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (col. Os Pensadores).

SACRISTÁN, J. G. Educar e Conviver na Cultura Global. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

_____. Poderes instáveis em Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 8 ed., Porto Alegre: Afrontamento, 1996.

SILVA, T. T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo.Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

VASCONCELOS, C dos S, Currículo: atividade humana com princípio educativo. SP: Libertadores, 2009.

VYGOTSKY, L S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

FORTES ALVES, M. D. ., ALVES DE BARROS, A. M. ., & PEREIRA VIANA, M. A. . (2021). CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA. Linguagens, Educação E Sociedade, 198-215. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8122