MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA

Autores

  • RENAN SANTIAGO DE SOUSA Universidade Feral do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6177

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Musical, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como raça, etnia, gênero, sexualidade, religiosidade e identidade musical perpassam os discursos de docentes de três cursos de Licenciatura em Música de três Instituições de Ensino Superior da cidade do Rio de Janeiro, a saber, o CBM-CEU, a UNIRIO e a UFRJ. Para tal, foram feitas entrevistas semiestruturadas com 9 docentes das instituições citadas: três com docentes de disciplinas ligadas ao ensino de didática da Música, três voltadas à formação do musicista e três classificadas como disciplinas detentoras de potenciais multiculturais. Pôde-se concluir que a temática das diferenças culturais têm perpassado no currículo de tais instituições e travado embates com o conservadorismo que é característico das faculdades de Música. Porém, o trato das diferenças, quando abordado, ocorre, muitas vezes, somente no âmbito das diferenças de musicalidade, havendo ainda pouco espaço para discussões gerais de tópicos como raça, etnia, sexualidade, gênero, religiosodade etc., por várias questões discutidas durante o texto. 

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Biografia do Autor

RENAN SANTIAGO DE SOUSA, Universidade Feral do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade Feral do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela mesma instituição. Licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário e licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor de Música na educação básica.  

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

DE SOUSA, R. S. . (2019). MULTICULTURALISMO NO ENSINO SUPERIOR: O OLHAR DOCENTE SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE MÚSICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 386-407. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.6177

Edição

Seção

Artigos