APRENDIZAGEM COOPERATIVA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES?
Palavras-chave:
Aprendizagem Cooperativa, Métodos Cooperativos, Interação Social, Práticas PedagógicasResumo
A sala de aula é um espaço privilegiado não apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas também, para a convivência social. Nessa direção é importante que o professor faça uso de práticas pedagógicas que incentivem habilidades necessárias a essa convivência. A utilização de métodos cooperativos como estratégia didática pode favorecer uma formação integral do indivíduo. Este artigo discute as concepções de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental acerca do trabalho em pequenos grupos. Os dados foram coletados antes e após a participação dos estudantes em atividades didáticas utilizando o método cooperativo de Jigsaw I. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido em pequenos grupos é concebido pelos estudantes como uma forma de organização do trabalho escolar que propicia uma maior participação e motivação por parte deles nas tarefas, bem como o desenvolvimento de habilidades concernentes à socialização tais como escuta, negociação e atitudes de cooperação.
Downloads
Referências
AROSON, E.; BLANEY, N.; STEPHAN, C.; SIKES, J. e SNAPP, M. The Jigsaw Classroom. London: Sage Publications, 1978.
BARBOSA, R. e JÓFILI, Z. Aprendizagem Cooperativa e Ensino de Química - parceria que dá certo. Ciência e Educação, v. 10, n.1, p. 55-61, 2004.
BARBOSA, R.; JÓFILI, Z. e WATTS, M. Cooperating and constructing knowledge: Case studies from Chemistry and Citizenship. International Journal of Science Education, v.26, n.8, p. 935-949, 2004.
BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. São Paulo: Artmed, 2003.
COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre:Artmed, 2002.
DEWEY, J. Democracia e Educação: introdução à filosofia da educação. Trad. de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
DOISE, W. e MUGNY, G. The social development of the intellect. Oxford: Pergamon press, 1984.
DURAN, D. e VIDAL, V. Tutoria: aprendizagem entre iguais. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e Educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas. Porto Alegre: Artmed, 2004, p.53-36.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 38. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. Educação Integral - Articulação de projetos e espaços de aprendizagem. CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Disponível em: http://www.cenpec.org.br/modules/xt_conteudo/index.php?id=46>. Acesso em: 9 set. 2007.
JOHNSON, D. e JOHNSON, F. Joining Together. 5. ed. London: Allyn e Bacon, 1994.
KAGAN, S. Dimensions of Cooperative Classroom Structures. In: SLAVIN, R., SHARAN, S., KAGAN, S., HERTZ-LAZAROWITZ, R., WEBB, C., and SCHMUCK, R (eds.). 2. ed. Learning to cooperate, cooperating to learn. New York: Plenum Press.1985.
MARQUES, M. Botar a boca no mundo: Cidadania, Política e Ética. Rio Grande do Sul: Unijuí, 1999.
PERRET-CLERMONT, A-N. Social interaction and cognitive development in children. London: Academic Press, 1980.
PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. 7. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1985.
PILETTI, N. Sociologia da Educação. 18. ed. São Paulo: Ática, 2006.
PONTECORVO, C.; AJELLO, A. e ZUCCHERMAGLIO, C. Discutindo Se Aprende: interação social, conhecimento e escola. São Paulo: Artmed, 2005.
SLAVIN, R. Development and motivational perspectives on cooperative learning a reconciliation. Child development, v. 58, p. 1161 - 1167, 1987.
SHARAN, S. Cooperative learning in small groups: Recent methods and effects on achievement, atttitudes, and ethnic relations. Review of Educational Research, vol. 50, n. 2,p. 241-271, 1980.
TORRES, P.; ALCANTARA, P. e IRALA, E. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 13, p. 129-145, set./dez. 2004.
VIGOTSKI, L. Pensamento e Linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VIGOTSKI, L. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.