CARTA A UMA PROFESSORA PELOS RAPAZES DA ESCOLA DE BARBIANA
Palavras-chave:
jovens, estudantesResumo
Escrita em 1967, por oito rapazes estudantes da escola de Barbiana, na Itália, a obra é um relato não só de uma experiência educativa, mas, também, uma crítica cirrada à Educação. Em verdade, o texto foi editado por Don Lorenzo Milani, protagonista dessa experiência, o qual utilizou-se de características da personalidade, ou da história de vida de oito rapazes, que já haviam fracassado em sua vida escolar, para relatar os fatos, descobertas e reflexões acerca da experiência que tiveram em Barbiana, enfim, para descrever os conceitos sociais necessários para realizar a crítica à escola e à sociedade da época . Exemplo disso é o conceito de timidez reposto em grande parte do texto, inicialmente exposto como parte do caráter de um dos estudantes, que aos poucos vai servindo de explicação para evidenciar características das relações entre professor e aluno.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. (1933). Rua de mão única. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas – volume II. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ESCOLA DE BARBIANA; MILANI, Don Lorenzo. (1967). Carta a uma professora pelos rapazes da escola de Barbiana. 3. ed. Lisboa: Presença, 1977.
NIETZSCHE, Friederich W. (1885). Assim falava Zaratustra. E-Books, 2002. Disponível em: <http://virtualbooks.terra.com.br/RockeEditions/Assim_Falava_Zaratustra.htm
SENAC. Resenha de livros sobre a Escola de Barbiana. Revista Educação professor. Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, set./dez.2010. Disponível em: <http://www.senac.br/BTS/363/resenha.pdf>.
STRECK, Danilo R. Angicos (Freire) e Barbiana (Milani): leituras de mundo e radicalidade pedagógica. UNISINOS, s/d, mimeografado.Disponível em: <http://www.pucrs.br/sbec/evt2008/trab42.pdf>.