AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753Palavras-chave:
Currículo, Formação, Licenciaturas, Institutos FederaisResumo
Este artigo objetiva acompanhar as redes de conversações em um curso de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tecendo relações entre os campos do currículo e da formação com licenciandos, questionando nos encontrosformação a ênfase na solução ou na invenção de problemas. A partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia foi produzida entrelinhas do desejo e processos (des)(re)territorializantes, com vistas à propagação do que pode um corpo em encontrosformação na educação básica por meio do Estágio Supervisionado. A pesquisa evidenciou que as avaliações externas Paebes e Enem influenciam os processos formativos pela predominância de uma lógica neotecnicista, atrelada à recognição, ao par perguntas-respostas prontas e aosafetos tristes que enrijecem esse desenho curricular. O estudo enfatiza, entretanto, a emergência da singularidade e da diferença produzindo invenção de outros possíveis que rompem essa racionalidade. Entre formas, fluxos e forças, defende politicaspráticas e teoriaspráticas como indissociáveis, fazendo ressoar, para além dos processos recognitivos, a inventividade presente no Estágio Supervisionado e vibrar bons encontrosformação por meio de processos inventivos.
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