AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753

Palavras-chave:

Currículo, Formação, Licenciaturas, Institutos Federais

Resumo

Este artigo objetiva acompanhar as redes de conversações em um curso de licenciatura do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), tecendo relações entre os campos do currículo e da formação com licenciandos, questionando nos encontrosformação a ênfase na solução ou na invenção de problemas. A partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, a cartografia foi produzida entrelinhas do desejo e processos (des)(re)territorializantes, com vistas à propagação do que pode um corpo em encontrosformação na educação básica por meio do Estágio Supervisionado. A pesquisa evidenciou que as avaliações externas Paebes e Enem influenciam os processos formativos pela predominância de uma lógica neotecnicista, atrelada à recognição, ao par perguntas-respostas prontas e aosafetos tristes que enrijecem esse desenho curricular. O estudo enfatiza, entretanto, a emergência da singularidade e da diferença produzindo invenção de outros possíveis que rompem essa racionalidade. Entre formas, fluxos e forças, defende politicaspráticas e teoriaspráticas como indissociáveis, fazendo ressoar, para além dos processos recognitivos, a inventividade presente no Estágio Supervisionado e vibrar bons encontrosformação por meio de processos inventivos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PRISCILA DOS SANTOS MOREIRA, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/UFES). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores. 

JANETE MAGALHÃES CARVALHO, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado em Currículo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Sociologia da Vida Cotidiana pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL). Professora do PPGE/UFES. Pesquisadora 1D-CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Currículos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores.

Referências

ALVES, N. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p.1195-1212, out./dez. 2010.

BRASIL; Capes. Pibid e Residência Pedagógica incluem instituições privadas com fins lucrativos. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8793-pibid-e-residencia-pedagogica-incluem-instituicoes-privadas-com-fins-lucrativos>. Acesso em: 15 maio 2018.

DELEUZE. G. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

______. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio deJaneiro: Graal, 1988.

______. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. Tradução de Eloísa Ribeiro. São Paulo: Escuta,1998.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo:Editora 34, 1997. v. 1.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira eLúcia Cláudia Leão. São Paulo: Editora 34, 2011. v. 2.

______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012, v. 3.DIAS, R. O. Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos:experiência e políticas cognitivas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

DIAS, R. O.; BARROS, M. E. B.; RODRIGUES, H. C. B. A questão da formação a partir de ‘Proust e os signos’ – o acaso do encontro e a necessidade do pensamento. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 20, n. 4, 2018, p. 947-962.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

GARCIA, A.; SUSSEKIND, M. L. (Org.). Universidade-escola: diálogo e formação de professores. Petrópolis, RJ: De Petrus et Alii; Rio de Janeiro: Faperj, 2011.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2011.

KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo o estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.

______. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, set./dez. 2005.

KASTRUP, V.; TEDESCO, S.; PASSOS, E. Políticas de cognição. Porto Alegre: Sulina, 2008.

LAZZARATO, M. Signos, máquinas, subjetividades. São Paulo: Edições Sesc: n.1, 2014.

ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.

SIMONINI, E. Variações sobre o “eu”. Teias, Rio de Janeiro, ano 11, n. 21, jan./abr. 2010.

SPINOZA, B. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. Edição bilíngue: latim/português.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

DOS SANTOS MOREIRA, P. ., & CARVALHO, J. M. . (2019). AS REDES DE CONVERSAÇÕES ENTRE LICENCIANDOS COMO AGÊNCIA PARA PENSAR OS ENCONTROSFORMAÇÃO COM PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NO IFES. Linguagens, Educação E Sociedade, (41), 342-363. https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8753

Edição

Seção

Dossiê Temático