ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5733Palavras-chave:
Formação de Professores, Educadoras de creche, Sentido e SignificadoResumo
Este artigo traz um recorte de uma investigação que buscou compreender o sentido pessoal que educadoras de creche atribuem à sua atividade profissional de ensino. Utilizando a perspectiva histórico-cultural, em específico da teoria de Leontiev, o estudo, de caráter qualitativo e cunho exploratório, teve como participantes três profissionais de creches públicas do município de Corumbá/MS e como instrumento para recolha das informações a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram tratados e analisados à luz da teoria dos núcleos de significação. Os resultados permitiram a reflexão sobre o fato de haver, no discurso das participantes, concepções não condizentes com o que se espera sobre docência na Educação Infantil. Também não foi possível confirmar a hipótese inicial de que haveria diferença na atribuição de sentidos de acordo com o tempo de atuação profissional; no entanto foram notados indícios de que os sentidos podem mudar de acordo com o processo formativo profissional, ainda que não de forma determinante. As contradições presentes nas falas professoras demonstraram como a atribuição de sentidos pessoais e a construção de motivos são complexas e variáveis, o que levou a reafirmar a importância da formação profissional. Da mesma forma, apontou para a necessidade de reconhecê-la como um meio pelo qual os indivíduos constroem e reconstroem suas concepções, compreendem o contexto no qual estão inseridos e podem desenvolver a consciência de sua real condição social.
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