ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5733

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educadoras de creche, Sentido e Significado

Resumo

Este artigo traz um recorte de uma investigação que buscou compreender o sentido pessoal que educadoras de creche atribuem à sua atividade profissional de ensino.  Utilizando a perspectiva histórico-cultural, em específico da teoria de Leontiev, o estudo, de caráter qualitativo e cunho exploratório, teve como participantes três profissionais de creches públicas do município de Corumbá/MS e como instrumento para recolha das informações a entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram tratados e analisados à luz da teoria dos núcleos de significação. Os resultados permitiram a reflexão sobre o fato de haver, no discurso das participantes, concepções não condizentes com o que se espera sobre docência na Educação Infantil. Também não foi possível confirmar a hipótese inicial de que haveria diferença na atribuição de sentidos de acordo com o tempo de atuação profissional; no entanto foram notados indícios de que os sentidos podem mudar de acordo com o processo formativo profissional, ainda que não de forma determinante. As contradições presentes nas falas professoras demonstraram como a atribuição de sentidos pessoais e a construção de motivos são complexas e variáveis, o que levou a reafirmar a importância da formação profissional. Da mesma forma, apontou para a necessidade de reconhecê-la como um meio pelo qual os indivíduos constroem e reconstroem suas concepções, compreendem o contexto no qual estão inseridos e podem desenvolver a consciência de sua real condição social.

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Biografia do Autor

Sílvia Adriana Rodrigues, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: silvia.rodrigues@ufms.br

Estefânia Manholer, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga. Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil. E-mail: estefania-manholer@hotmail.com

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Rodrigues, S. A., & Manholer, E. (2024). ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5733

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