APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5728

Palabras clave:

Pesquisas narrativas e (auto)biográficas, Pesquisa-formação, Educação

Resumen

Apresentação do dissiê: Criações de mundos outros possíveis: pesquisas narrativo-biográficas e formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Linguística pela Université Paul Valéry – Montpellier 3. Pesquisadora do CNPq-1C. Professora Titular permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Pós-doutor em Educação pela Université Sorbornne Paris Nord (UPNord). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Citas

BENJAMIN, Walter. O narrador. In.: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet; prefácio Jeanne Marie Gagnebin. 8.ed São Paulo: Brasiliense, 2012.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788575114698. Acesso em: 16 abr. 2024.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Tradução de Maria da Conceição Passeggi, João Gomes da Silva Neto, Luis Passeggi. São Paulo: Paulus, 2008.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MORAIS, Joelson de Sousa. Epistemologia complexa e as compreensões narrativas do vivido na pesquisa (auto)biográfica. Revista Diálogo Educacional, v. 23, n. 78, p. 1135-1149, 2023. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/30305/26240. Acesso em: 06 mai. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Reflexividade narrativa e poder auto(trans)formador.

Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018/5528

RICOEUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução Alain François [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, ciência e arte: diálogos com Oliver Sacks. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.21, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59921/41861.

Publicado

2024-05-03

Cómo citar

Morais, J. de S., Passeggi, M. da C., & Souza, E. C. de. (2024). APRESENTAÇÃO DOSSIÊ - CRIAÇÕES DE MUNDOS OUTROS POSSÍVEIS: PESQUISAS NARRATIVO-BIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO. Lenguaje, Educación Y Sociedad , 28(57), 1–7. https://doi.org/10.26694/rles.v28i57.5728

Artículos similares

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.