ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405

Palavras-chave:

Currículo, Formação de Professores, Educação Infantil

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação que discute o lúdico no Currículo do Curso de Pedagogia do Campus de Caxias-UEMA e suas possíveis implicações na formação do/a professor/a de Educação Infantil, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético. Insere-se no quadro teórico-metodológico da pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Está fundamentado em teóricos como Martins (2010), Freitas (2002), André (2009), Teles (2018), Freire (2015), Saviani (2008), Vygotsky (2001, 2003), entre outros, e em documentos oficiais que direcionam historicamente a formação de professores, com destaque para a LDBEN/1996, o PNE/2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível Superior, estabelecidas a partir do Parecer do CNE/CP nº 9, de 8 de maio de 2001 e da Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. O estudo permitiu compreender alguns enfoques curriculares que impactam a formação inicial de professores, seus modos de ser e de se fazer na profissão docente, e mais especificamente, a necessidade de formação de professor/a da Educação Infantil pautada na omnilateralidade.

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Biografia do Autor

Marinalva Veras Medeiros, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta I da Universidade Estadual do Maranhão campus Caxias/UEMA. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professor, currículo, educação infantil e práticas educativas. Conta com publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livros. E-mail: marinalvaveras09@gmail.com

Waldir Ferreira de Abreu, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Professor Associado III da Universidade Federal do Pará (UFPA). Vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/ICED/UFPA. As áreas de interesse na pesquisa incluem: formação de professor, pedagogia decolonial, filosofia e práticas educativas. Conta com publicações em periódicos nacionais e internacionais indexados, capítulos de livros. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia da UFPA. E-mail: waldir@ufpa.br.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Veras Medeiros, M. ., & Ferreira de Abreu, W. (2024). ENFOQUES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO INICIAL: MODOS DE SER E DE SE FAZER PROFESSOR/A DA EDUCAÇÃO INFANTIL . Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–26. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5405

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