USOS DA LITERATURA INFANTIL DURANTE A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS CAMPONESAS: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4433Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Escola, InfânciaResumo
Este estudo analisa os usos da literatura infantil (LI) durante os processos de alfabetização de crianças camponesas, destacando as contribuições da educação literária para a formação de leitores. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de campo, em que se utilizou as entrevistas semiestruturadas como dispositivos de produção de dados. As interlocutoras foram cinco professoras alfabetizadoras, que atuam em duas escolas rurais da rede municipal de educação de Novo Santo Antônio (PI), cidade localizada a 116 km de Teresina, capital do estado do Piauí. Os resultados apontam que as professoras utilizam a LI, a priori, como estratégia metodológica para o ensino da leitura e da escrita, privilegiando a função pedagógica em detrimento do que é proposto pela educação literária, a saber: as propriedades singulares da criação artística. Conclui-se que é necessário desenvolver ações de formação continuada para que as professoras concebam a alfabetização como processo de compreensão do sistema alfabético de escrita, e o letramento como uso desse sistema em práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita, garantindo que a LI seja trabalhada a partir da perspectiva da educação literária.
Downloads
Referências
AGUIAR, V. T. Leitura literária para crianças brasileiras: das fontes às margens. In. SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. (Orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2011. p. 7-11.
AZEVEDO, F.; BALÇA, Â. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, 2017, vol. 18, n. 37, p. 131-153.
AZEVEDO, F. Educação literária na infância e promoção de valores: uma intervenção pedagógica no 4º ano do ensino básico numa escola portuguesa. Poiésis, Tubarão/SC, v. 15, n. 27, p. 93-111, jan./jun., 2021.
BARROS, P. R. P. D. B. A contribuição da literatura infantil no processo de aquisição da leitura. 2013. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/7494318-A-contribuicao-da-literatura-infantil-no-processo-de-aquisicao-de-leitura.html. Acesso em: 28 dez. 2022.
BORDIGNON, L. H. C.; PAIM, M. M. W. Alfabetização no Brasil: um pouco de história. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 39, n. 74, p. 51-67, jul./dez. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32881. Acesso em: 28 dez. 2022.
BRANDÃO, A. C. P; LEAL, T. F. Alfabetizar e letrar na Educação Infantil: o que significa? In: BRANDÃO, A. C. P; ROSA, E. C. de S. Ler e escrever na Educação Infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 28 dez. 2022.
COELHO, N. N. Literatura Infantil: teoria, análise e didática. São Pualo: Edit. Moderna, 2000.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOBBO, G. R. R. O desenvolvimento da imaginação infantil mediado por gêneros discursivos e objetivado em desenhos e brincadeiras de papéis sociais. 2018. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.
LIMA, S. P.; BECALLI, F. Z. Literatura infantil na alfabetização: apontamentos teórico-metodológicos. Vitória: IFES, 2018.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
PAULINO, G; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. (org.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
PIAUÍ. Secretaria de Estado da Educação do Piauí. SAEPI – 2021 / Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAEd., v. 2, 2021, Juiz de Fora – Anual. Disponível em: https://avaliacaoemonitoramentopiaui.caeddigital.net/resources/arquivos/colecoes/2021/2021RR.pdf. Acesso em: 28 dez. 2022.
PIAUÍ. Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Diagnóstico de Leitura proposto pela Coordenação Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC, Teresina, 2022.
SILVA, A. L. da. Trajetória da literatura infantil: da origem histórica e do conceito mercadológico ao caráter pedagógico na atualidade. REGRAD - Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM; v. 2, n. 2, jul/dez, 2009. Disponível em: https://www.google.com/search?q=qual+a+origem+da+literatura+infantil%3F&oq=qual+a+origem+da++literatura+infantil%3F&aqs=chrome..69i57j33i160j33i22i29i30l3.13162j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8. Aceso em: 28 dez. 2022.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan./abr. 2004.
SOUZA, R. J. de; GIROTTO, C. G. G. S; SILVA, J. R.M. da. Educação literária e formação de leitores: da leitura em si para leitura para si. Ensino Em Re-Vista, v. 19, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/114926. Acesso em: 28 dez. 2022.
SOUZA, R. J. de. Ler e Ensinar: estratégias de leitura. Tubarão, SC: Copiart, 2019.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes. 2008.
WEISZ, T. Didática da leitura e da escrita: questões polêmicas. Pátio – Revista Pedagógica, Porto Alegre, n.28, nov/dez. 2003.