CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5392

Palavras-chave:

Educação Física;, Atletismo escolar;, Ensino.

Resumo

Embora o atletismo seja um esporte tradicional nos currículos de Educação Física os saberes relacionados ao ensino desse esporte nunca estiveram bem definidos. Essa indefinição pode ser percebida na BNCC que, mesmo sendo um documento com força de lei, estabelece pouca especificidade sobre o que ensinar nas aulas de atletismo. Por isso, o objetivo deste artigo é analisar os consensos sobre o ensino do atletismo na escola a partir da percepção de especialistas. A metodologia utilizada foi a técnica delphi. Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas abertas e questionário likert. A amostra da pesquisa compõe-se de 28 especialistas com experiência acadêmica e como treinador/árbitro ou como atleta da modalidade atletismo em competições oficiais. A seleção dos participantes ocorreu por meio da técnica bola de neve e sua finalização por saturação. Os dados foram analisados pelo método de análise estatística descritiva simples. Os especialistas apontaram que o atletismo precisa ser vivenciado como um conteúdo específico, e não como um preparatório para outros esportes. E apontaram a necessidade de o professor da educação básica (EB) utilizar estratégias diferenciadas para possibilitar maior interação entre os alunos e viabilizar uma maior participação nas aulas. Dentre essas estratégias destacam-se a ludicidade e o trabalho em grupo. Os resultados apontaram que a principal dificuldade em trabalhar o atletismo na escola está na formação pedagógica dos professores de educação física. Os especialistas reivindicam maior espaço para o atletismo no currículo da educação básica e uma unidade temática da modalidade na BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelson Almeida da Costa, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor da rede de ensino básico do Piauí, SEDUC-PI. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores e práticas educativas. É membro do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física. E-mail: adelsonalmeida2009@hotmail.com.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atua no curso de Licenciatura e no Mestrado em Educação Física. Seus interesses de pesquisa incluem: formação de professores e práticas educativas. Conta com publicação em diversos periódicos nacionais e internacionais indexados. É coordenador do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física. mail:lightdiego@yahoo.com.br.

Referências

ANTUNES, M. M. Técnica Delphi: metodologia para pesquisas em educação no Brasil. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 19, n. 1, p. 63-71, 2014.

BATISTA, C.; MOURA, D. L. Métodos de ensino, motivação e prazer na Educação Física escolar. Curitiba: Papirus, 2018.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 2 ed. Petrópolis: RJ, Editora Vozes, 2002.

BERMUDES, W. L. et al. Tipos de escalas utilizadas em pesquisas e suas aplicações. Revista Vértices, v. 18, n. 2, p. 7-20, 2016.

BETTI, I. C. R. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Motriz, v. 1, n. 1, p. 25 -31, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.

BRESSAN, J. C. M. et al. Atletismo na escola é possível! Experiência do ensino do atletismo em aulas de educação física. Corpoconsciência, v. 22, n. 01, p. 13-23, 2018.

CALVO, A. P.; MATTHIESEN, S. Q. O atletismo está presente nas aulas de educação física escolar? Educación Física y Deportes, v. 16, n. 160, 2011.

CAPARROZ, F. E.; BRACHT, V. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007.

COICEIRO, G. A. 1000 Exercícios e jogos para o atletismo. Rio de Janeiro, BR: Sprint, 2008.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo. Cortez, 1992.

DALMORO, M.; VIEIRA, K. M. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional, v. 6, n. 3, 2013.

DARIDO, S. C. (Org). Educação Física na Escola: Conteúdos, suas Dimensões e Significados. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, p. 51-75, 2012.

FERREIRA, S. D.; SILVA, V. O. B.; LEITE FILHO, M. A. A. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física. RENEF, v. 5, n. 6, p. 159-171, 2022.

GEMENTE, F. R. F.; MATTHIESEN, S. Q. Análise dos livros de atletismo: subsídio para o ensino na Educação Física escolar. Revista iberoamericana de educación, 2014.

GEMENTE, F. R. F.; MATTHIESEN, S. Q. Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física escolar. Educar em Revista, n. 65, p. 183-200, 2017.

HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; LAGING, R. Concepções abertas no ensino da educação física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores- Porto Alegre: Artmed, 2010.

IORA, J. A. et al. A construção de materiais e a utilização de espaços alternativos para o ensino do atletismo. Revista Saúde e Desenvolvimento Humano, v. 4, n. 2, 79-88, 2016.

KIRSCH, A.; KOCH, K.; ORO, U. Antologia do atletismo: metodologia para a iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Unijuí, 2004.

KUNZ, E.; SOUZA, M. Unidade didática 1: atletismo. In: KUNZ, Eleonor (Org.). Didática da educação física 1. 4. ed. Ijuí: Unijuí, p. 19-54, 2006.

LINSTONE, H. A.; TUROFF, M. The Delphi Method: Techniques and Applications. Addison Wesley Publishing Company, 2002. Disponível em: https://www.academia.edu/19827335/The_Delphi_Method_Techniques_and_Applications.

LOPES, T. C.; MOREIRA. E. C. Atletismo escolar e formação de professores: percepções de estudantes de ensino superior. Educação Física em Revista, v. 9, n. 1, p. 14-32, 2015.

LOVISOLO, H. R. Educação Física: a arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.

MARQUES, C. L.; IORA, J. A. Atletismo escolar: Possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Movimento, v. 15, n. 2, p. 103-118, 2009.

MARQUES, J. B. V.; FREITAS, D. Método Delphi: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-posições, v. 29, n. 2, p. 389-415, 2018.

MATTHIESEN, S. Q. (Org.). Atletismo se aprende na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2005.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MATTHIESEN, S. Q. et al. Atletismo para crianças e jovens: vivência e conhecimento. Motriz, v. 14, n. 3, p. 354-360, 2008.

MATTHIESEN, S. Q.; SILVA, M. F. G.; SILVA, A. C. L. Atletismo na escola. Motriz, v. 14, n. 1, p. 96-104, 2008.

MATTHIENSEN, S. Q. (Org.). Atletismo se aprende na escola. 2 ed. Jundiaí: Fontoura, 2012.

MATTHIESEN, S. Q.; DANIEL, J. C. Jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo na escola: passo a passo. São Paulo: Cultura Acadêmica Unesp, 2013

MATTHIENSEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.

MATTHIESEN, S. Q. et al. Sobre materiais alternativos para o ensino do Atletismo. Caderno de Formação RBCE, v. 8, n. 2, p. 45-58, 2017.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

MINAYO, M. C. S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 5, n. 7, p. 01-12, 2017.

MOURA, D. L. Cultura e Educação Física Escolar: da teoria à prática. São Paulo: Phorte, 2012.

MOURA, D. L. et al. Dialogando sobre o ensino da educação física: Atletismo na escola. Curitiba: CRV, 2016.

MOURA, D. L. et al. Dialogando sobre o ensino da educação física: Jogo na escola. Curitiba: CRV, 2021.

MOURA, D. L.; ANTUNES, M. M. Aprendizagem técnica, avaliação e educação física escolar. Pensar a Prática, v. 17, n. 3, p. 835-848, 2014.

NEIRA, M. Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-223, 2018.

PRADO, V. M.; MATTHIESEN, S. Q. Para além dos procedimentos técnicos: o atletismo em aulas de Educação Física. Motriz, v.13, n. 2, p.120-127, 2007.

RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S.C. A técnica esportiva em aulas de educação física: um olhar sobre as tendências sócio-culturais. Movimento, v. 14, n. 2, p. 137-154, 2008.

SILVA, E. V. M. et al. Atletismo (ainda) não se aprende na escola? Revisitando artigos publicados em periódicos científicos da Educação Física nos últimos anos. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1111-1122, 2015.

SILVA, E. V. M.; DARIDO, S. C. O atletismo nos cursos de graduação em educação física. Motriz, v. 17, n. 3, p. 525-532, 2011.

SILVA JÚNIOR, Silvio Nunes. O lugar da diversidade na BNCC para linguagens e suas tecnologias no ensino médio. Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, v.27, n.55, 2023, eISSN: 2526-8449.

THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VAZ, A. F. Encontro entre corpo, técnica e tecnologia. Cadernos de Formação RBCE, v. 7, n. 2, p. 88-96, 2016.

VIANNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. Desvalorização da aprendizagem técnica na educação física: evidências e críticas. Motriz, v. 15, n. 4, p. 883-889, 2009.

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

Costa, A. A. da, & Moura, D. . L. (2024). CONSENSOS SOBRE O ENSINO DO ATLETISMO NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ESPECIALISTAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–29. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5392

Artigos Semelhantes

<< < 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.