WALTER BENJAMIN E A EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, NARRAÇÃO E LINGUAGEM

Autores

  • CLAUDECIR DOS SANTOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Educação, Experiência, Narração, Linguagem, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo traz presente os conceitos de experiência, narração e linguagem desenvolvidos pelo filósofo alemão Walter Benjamin e faz apontamentos acerca das contribuições desse autor para com a educação. O objetivo do artigo é mostrar como as experiências coletivas, a narração e a linguagem podem contribuir para a construção de uma educação emancipadora. As análises desenvolvidas no artigo possibilitam concluir que os conceitos em destaque, quando pensados e vivenciados de forma inter-relacionada, podem ser reivindicados como fundamentos da interdisciplinaridade e condutores de um projeto educacional emancipador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CLAUDECIR DOS SANTOS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor na Universidade de Chapecó e no ensino médio do Estado de Santa Catarina. Área de pesquisa: Filosofia e Sociologia da Educação. 

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. RJ: Paz e Terra, 1995.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire Um Lírico No Auge Do Capitalismo. Tradução Jose Carlos Martins Barbosa; Hemerson Alves Batista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense. 1994b.

______. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo:Brasiliense. 1994a.

______. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo:Sumus. 1984.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras. 1994.

BRASIL, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da educação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes. 1980.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração e Walter Benjamin. FAPESP, Campinas, SP: FAPESP 1994.

______. Sete Aulas Sobre Linguagem, Memória e História. 2. ed.Rio de Janeiro: Imago. 2005.

JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Backhtin,Vygotsky e Benjamin. 2. ed. Campinas, SP: Papirus. 1995.

KANT, Immanuel. O Que é o Iluminismo? In: ______. Paz Perpétua e Outros Opúsculos. Tradução Artur Morão. Lisboa, PT: Ed. 70,1995

KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus. 1997.

______. In: BRASIL, Ministério da educação / Secretaria de educação básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília. 2007.

LENOIR, Yves, HASNI, Abdelkrim. “La interdisciplinaridad: por un matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón”. Revista Iberoamericana de Educación. Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). n. 35, mayo-agosto 2004. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie35a09.htm>.

LOMBARDO, Lívia. Como Faziam Sem... Professor. Revista, Aventuras Na História. Editora Abril, Edição 63, São Paulo, out. 2008.

PATIO, Revista Pedagógica. Editora Artmed. Ano IX, Nº 33. Fevereiro/abril 2005.

SAVATER, Fernando. O Valor de Educar. São Paulo: Martins Fontes. 1998.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘um discurso sobre as ciências’ revisitado. SãoPaulo: Cortez. 2004.

SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. Trad. Geraldo Gerson de Souza, Natan Norbert Zins e J. Guinsburg.São Paulo: Perspectiva. 1989

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler O Livro Do Mundo: Walter Benjamin: romantismo e crítica literária. Editora Iluminuras Ltda. 1999.

TONET, Ivo. Educação, Cidadania e emancipação Humana. Ijuí, Editora Unijuí, 2005.

Downloads

Publicado

2013-12-09

Como Citar

DOS SANTOS, C. . (2013). WALTER BENJAMIN E A EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, NARRAÇÃO E LINGUAGEM. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 199-226. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1336

Edição

Seção

Artigos