WALTER BENJAMIN E A EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, NARRAÇÃO E LINGUAGEM
Palavras-chave:
Educação, Experiência, Narração, Linguagem, InterdisciplinaridadeResumo
O artigo traz presente os conceitos de experiência, narração e linguagem desenvolvidos pelo filósofo alemão Walter Benjamin e faz apontamentos acerca das contribuições desse autor para com a educação. O objetivo do artigo é mostrar como as experiências coletivas, a narração e a linguagem podem contribuir para a construção de uma educação emancipadora. As análises desenvolvidas no artigo possibilitam concluir que os conceitos em destaque, quando pensados e vivenciados de forma inter-relacionada, podem ser reivindicados como fundamentos da interdisciplinaridade e condutores de um projeto educacional emancipador.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. RJ: Paz e Terra, 1995.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire Um Lírico No Auge Do Capitalismo. Tradução Jose Carlos Martins Barbosa; Hemerson Alves Batista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense. 1994b.
______. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. 7.ed. São Paulo:Brasiliense. 1994a.
______. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo:Sumus. 1984.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras. 1994.
BRASIL, Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2007.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da educação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Moraes. 1980.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração e Walter Benjamin. FAPESP, Campinas, SP: FAPESP 1994.
______. Sete Aulas Sobre Linguagem, Memória e História. 2. ed.Rio de Janeiro: Imago. 2005.
JOBIM e SOUZA, Solange. Infância e Linguagem: Backhtin,Vygotsky e Benjamin. 2. ed. Campinas, SP: Papirus. 1995.
KANT, Immanuel. O Que é o Iluminismo? In: ______. Paz Perpétua e Outros Opúsculos. Tradução Artur Morão. Lisboa, PT: Ed. 70,1995
KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Org.). Infância: fios e desafios da pesquisa. 2. ed. Campinas, São Paulo: Papirus. 1997.
______. In: BRASIL, Ministério da educação / Secretaria de educação básica. Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília. 2007.
LENOIR, Yves, HASNI, Abdelkrim. “La interdisciplinaridad: por un matrimonio abierto de la razón, de la mano y del corazón”. Revista Iberoamericana de Educación. Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). n. 35, mayo-agosto 2004. Disponível em: <http://www.rieoei.org/rie35a09.htm>.
LOMBARDO, Lívia. Como Faziam Sem... Professor. Revista, Aventuras Na História. Editora Abril, Edição 63, São Paulo, out. 2008.
PATIO, Revista Pedagógica. Editora Artmed. Ano IX, Nº 33. Fevereiro/abril 2005.
SAVATER, Fernando. O Valor de Educar. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: ‘um discurso sobre as ciências’ revisitado. SãoPaulo: Cortez. 2004.
SCHOLEM, Gershom. Walter Benjamin: a história de uma amizade. Trad. Geraldo Gerson de Souza, Natan Norbert Zins e J. Guinsburg.São Paulo: Perspectiva. 1989
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Ler O Livro Do Mundo: Walter Benjamin: romantismo e crítica literária. Editora Iluminuras Ltda. 1999.
TONET, Ivo. Educação, Cidadania e emancipação Humana. Ijuí, Editora Unijuí, 2005.