EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
Palavras-chave:
Aluno-professor, Experiência, Reflexão, CríticaResumo
Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo.
Downloads
Referências
DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo e Educación, 1981.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
_______. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.
_______. Medo e ousadia: cotidiano do professor. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
_______. Pedagogia da autonomia. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
_______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
ROGERS, C. El proceso de convertirse en persona. 7. ed. México: Ed. Paidós, 1977.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA - Habilitação Magistério dos anos Iniciais do Ensino Fundamental - PROFORMAÇÃO. 2002, p. 1-60.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas II (Incluye Pensamento y Lenguaje Conferências sobre Psicología. 2. ed. Madrid: Machado Livros, 2001.
_______. Obras escogidas III (Incluye Problemas del desarrollo de la psique). 2. ed. Madrid: Visor, 2001.