EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR

Autores

  • ANTÔNIA BATISTA MARQUES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Aluno-professor, Experiência, Reflexão, Crítica

Resumo

Este artigo relata uma experiência pedagógica realizada no Curso de Pedagogia no Programa Especial de Formação para a Educação Básica - PROFORMAÇÃO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. As duas professoras pesquisadoras dessa instituição superior responsáveis pela experiência objetivaram contribuir com a formação e a reflexão crítica do aluno-professor sobre sua prática profissional no exercício do magistério. Desenvolvemos essa experiência vislumbrando uma formação permanente, tendo como sujeitos 34 alunos-professores de uma mesma turma do referido curso durante seus três anos de duração. O sustentáculo teórico deu-se a partir de estudiosos como P. Freire, L. S. Vigotski e V. V. Davidov. Os dados foram levantados através de questionário, entrevistas individuais e coletivas e observações. Durante os seis semestres letivos foram administradas pelas professoras-pesquisadoras as disciplinas pedagógicas, ciclos de estudo, debates e assessoramento individual e coletivo. Como conclusão, podemos dizer que a reflexão crítica sobre a prática dos alunos-professores está em processo, o que para nós foi um resultado significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTÔNIA BATISTA MARQUES , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora especialista da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Faculdade de Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. 

SÍLVIA MARIA COSTA BARBOSA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora mestra da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN – Faculdade de Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC. 

Referências

DAVIDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Ciudad de La Habana: Editorial Pueblo e Educación, 1981.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

_______. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

_______. Medo e ousadia: cotidiano do professor. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

_______. Pedagogia da autonomia. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

_______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

ROGERS, C. El proceso de convertirse en persona. 7. ed. México: Ed. Paidós, 1977.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA - Habilitação Magistério dos anos Iniciais do Ensino Fundamental - PROFORMAÇÃO. 2002, p. 1-60.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas II (Incluye Pensamento y Lenguaje Conferências sobre Psicología. 2. ed. Madrid: Machado Livros, 2001.

_______. Obras escogidas III (Incluye Problemas del desarrollo de la psique). 2. ed. Madrid: Visor, 2001.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

BATISTA MARQUES , A. ., & COSTA BARBOSA, S. M. (2008). EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E SÓCIO-HISTÓRICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 73-82. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1508

Edição

Seção

Artigos