RPG NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5342

Palavras-chave:

RPG, Ensino de Matemática, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura que objetiva analisar as pesquisas produzidas no Brasil entre 2013 e 2022 que discutem a utilização de jogos de RPG no Ensino de Matemática. Para tal, foram realizadas buscas em três bases de dados utilizando os descritores “RPG” e “matemática”, resultando em um corpus contendo 29 obras que foram analisadas com o intuito de responder às perguntas: como foram as aplicações de jogos de RPG no Ensino da Matemática realizadas no período compreendido entre 2013 e 2022? A quais públicos estas se destinavam? E quais foram os resultados encontrados? Nossa análise mostra o aumento na produção acadêmica, com maior concentração na região Sudeste. Percebe-se também a falta de consenso sobre a definição de RPG Pedagógico e de pesquisa teórica sobre o tema, além do pouco número de pesquisas na perspectiva da formação de professores. Por fim, observa-se o relato de ganhos em termos de aquisição de conteúdos, motivação e habilidades sociais por parte dos estudantes em aplicações de RPG Pedagógico.

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Biografia do Autor

Felipe Queiroz da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorando em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Vitória da Conquista). Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática (GEEM/UESB). Seus interesses de pesquisa incluem "Tecnologia de Informação e Comunicação", "Jogos e Gamificação na Educação" e "RPG no Ensino de Matemática". E-mail: mrfelipequeiroz@gmail.com.br

Irani Parolin Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) com Estágio na Université de Lyon II - França. Atua como Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Seus interesses de pesquisa incluem: "História do Ensino de Matemática", "Etnomatemática" e "Formação de Professores". Conta com publicações em diversos periódicos nacionais e internacionais indexados. É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM, Editora da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". E-mail: irani@ccsantana.com

Claudinei de Camargo Sant'Ana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pós-doutoramento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro e na Université de Limoges Faculté des Sciences et Techniques, Limoges/França. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) no Programa de Pós-Graduação Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), e no Programa de PósGraduação em Ensino (PPGEn). É líder do grupo de pesquisa Grupo de Estudos em Educação Matemática-GEEM, Editor da Revista Eletrônica "Com a Palavra, o Professor". E-mail: claudineicsantana@uesb.edu.br

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Silva, F. Q. da, Sant’Ana, I. P., & Sant’Ana, C. de C. (2024). RPG NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.5342

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