O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar

Autores

  • JUAREZ DAYRELL Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Juventude, Ensino Médio, Exclusão Escolar

Resumo

O texto se propõe a refletir sobre o ensino médio no Brasil e os principais desafios que enfrenta na ótica dos jovens alunos, a partir dos dados da primeira fase da investigação intitulada “A exclusão de jovens adolescentes de 15 a 17 anos no ensino médio no Brasil: desafios e perspectivas”, uma parceria do Observatório da Juventude da UFMG, UNICEF e MEC/SEB, cujo objetivo é analisar as variáveis socioculturais que interferem no processo de exclusão de jovens do ensino médio. Inicialmente buscaremos situar a realidade do ensino médio brasileiro, enfatizando os desafios relacionados ao acesso e permanência dos jovens na escola, no contexto da expansão deste nível de ensino ocorrido a partir dos anos 90, tendo como base os dados secundários do IBGE e INEP. Em seguida, passaremos a analisar essa mesma realidade na ótica dos jovens a partir das experiências escolares descritas pelos mesmos nos grupos focais e entrevistas em profundidade realizadas com grupos de jovens adolescentes excluídos da escola ou em processo de exclusão, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília. Na análise dessas experiências serão enfatizadas as tensões e contradições explicitadas nas representações sociais dos jovens alunos sobre a escola, os sentidos atribuídos à vivência escolar cotidiana e às relações ai existentes bem como os projetos de futuro que elaboram, buscando construir os padrões e as possíveis causas da exclusão dos jovens adolescentes da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JUAREZ DAYRELL, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do CNPq. Coordenador do Observatório da Juventude da UFMG (www.fae.ufmg.br/objuventude) e integrante do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Está integrado à Pós Graduação da Faculdade de Educação na linha de pesquisa: Educação, cultura, movimentos sociais e ações coletivas, desenvolvendo pesquisas em torno da temática Juventude, Educação e Cultura.

Referências

ABRAMO, Helena. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo: Escrita, 1994.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. Los herederos: los estudiantes e la cultura. Buenos Aires: Siglo xxi, 2003.

CANÁRIO, R. O que é a escola? Um olhar sociológico. Porto: Porto,2005.

CANEDO, Maria Luiza. Possibilidades e limites de uma escola publica: percepções de famílias populares. Revista Luso Brasileira de Sociologia da Educação, Rio de Janeiro: Ed. PUC Rio. Edição especial,2012.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria.Porto Alegre: Artmed, 2000

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sócio cultural. In: _____. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte:Ed. UFMG, 2006.

_____. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização dajuventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

_____. A escola faz juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007.

______; LEÃO, Geraldo, REIS, Juliana. Jovens olhares sobre o ensino médio. Caderno CEDES, Campinas, v. 31, n. 84, p. 253-274, 2011c

_____; NOGUEIRA, Paulo; MIRANDA, Shirley. Os jovens de 15 a 17 anos: características e especificidades educativas. In: CORTI, Ana Paula et al. Caderno de Reflexões: jovens de 15 a 17 Anos no Ensino Fundamental. Brasília: Via Comunicação, 2011b.

_____; LEÃO, Geraldo e REIS, Juliana. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n.137, p. 1067-1086, out./dez. 2011ª.

DUBET, F. El declive de la institución: profesiones, sujetos e individuos en la modernidad. Barcelona: Gedisa Editorial, 2006.

FEIXA, Carlos. De jóvenes, bandas e tribus. Barcelona: Ariel, 1998.

GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de janeiro: Graal, 1992.

KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009 (Em questão, 6). LEON, Oscar Dávila. Uma revisão das categorias de adolescência e juventude. In: GUIMARÃES, Maria Tereza e SOUSA, Sonia M. Gomes.Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. Brasília:Secretaria Especial de Direitos Humanos; Goiânia: Editora UFG: Cânone Editorial, 2009.

PAIS, José Machado. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1993

PERALVA, Angelina. O jovem como modelo cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPED, n 5/6, 1997.

SALVADOR,Cesar Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Armed. 1994.

SPOSITO, Marília P. A sociabilidade juvenil e a rua; novos conflitos e ação coletiva na cidade. Tempo Social. Revista Sociologia da USP,São Paulo, v.5 n. 1 e 2, p.161-178.1993

_____ e GALVÃO, Izabel A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva. Revista do Centro de Ciências da Educação da UFSC, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 345-380, 2004.

_____. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude escola no Brasil. In: ABRAMO, H; BRANCO, P. P. M. (Orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo, Instituto Cidadania/Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. p. 87-128.

_____. Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2003.

TEIXEIRA, Ines Assunção de Castro. Da condição docente: primeiras aproximações teóricas. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n. 99, p. 426-443, maio-agosto 2007.

UNICEF. Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa – Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes /Fundo das Nações Unidas para a Infância.Brasília: UNICEF, 2012.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

DAYRELL, J. . (2013). O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: o que dizem os jovens sobre os processos de exclusão escolar. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 77-102. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1343

Edição

Seção

Artigos