PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO SABER-FAZER DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

  • SIRLENE BARBOSA DE SOUZA Universidade Federal de Pernambuco
  • ANDRÉA TEREZA BRITO FERREIRA Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7578

Palavras-chave:

Ensino da leitura e da escrita, Práticas pedagógicas, Usos da língua escrita

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as práticas de ensino da leitura e da escrita e os usos dos materiais escritos em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas professoras, no sentido de entender como tais práticas se relacionavam (ou não) com a dinâmica social da escrita, fora da escola (SOARES, 1998). Numa abordagem qualitativa e de cunho etnográfico (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; BOGDAN; BIKLEM, 1982), realizamos observações das práticas de ensino da leitura e da escrita de duas professoras com gravações em áudio, registros em diário de campo e minientrevistas semiestruturadas antes, durante e após as nossas observações. Os resultados apontaram que as professoras, embora conhecessem as teorias e os discursos oficiais mais atuais, recorriam a vários caminhos teórico-metodológicos para dar conta dos seus objetivos ao ensinar a língua materna em suas classes. Verificamos, ainda, que as práticas escolares de ensino embora, ora se afastem mais, ora menos, dos usos da língua em situações do cotidiano, essas fazem com que a língua escrita na escola adquira uma “existência social” (ROCKWELL, 1985).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SIRLENE BARBOSA DE SOUZA, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco, professora da rede estadual de ensino de Olinda/PE.

ANDRÉA TEREZA BRITO FERREIRA, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, mestra em educação pela Universidade Federal de Pernambuco, pós-doutora pela Université Paris 8, Vincennes, Saint-Denis, Paris/FR. Professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ALBUQUERQUE, E. B. C. de. Apropriações de propostas oficiais de ensino de leitura por professores: o caso do Recife. 2002. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2002.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Martins Fontes: São Paulo, 2000.

BOGDAN, R. C.; BIKLEM, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, PT: Porto, 1994.

BURKE, P.; PORTER, R. Linguagem, indivíduo e sociedade: história social da linguagem. Tradução Álvaro Luiz Hattnher. São Paulo: Ed. UEP, 1993.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano:1. Artes de fazer. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CAVALLO, G.; CHARTIER, R. História da leitura mundo ocidental. In: CAVALLO, G.; CHARTIER, R (Org.). São Paulo: Ática, 1998.

CHARTIER, A.-M. Práticas de leitura e de escrita – história e atualidade. Belo Horizonte: CEALE/Autêntica, 2007.

DARTON, R. O beijo de Lamourette. São Paulo: Cia das Letras, 1990.

FERREIRA, A. T. B. Os saberes docentes e sua prática. In: FERREIRA, A.; Albuquerque, E.; Leal, T. (Org.). Formação continuada de professores – questões para reflexão. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FERREIRA, A. T. B.; LEAL, T. F. Formação continuada de professores: enfim, o que pensam e sugerem os professores? In: FERREIRA, A. T. B.; CRUZ, S. P. S (Org.). Formação continuada de professores: reflexões sobre a prática. Recife: Ed. UFPE, 2010. p.69-87.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

HEATH, S. B. Ways whit Words. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986. p.7.

OLSON, David R. O Mundo no Papel: as implicações conceituais e cognitivas da leitura e da escrita. São Paulo, SP: Ática, 1997.

ROCKWELL. E. Os Usos Escolares da Língua Escrita. Cadernos de Pesquisa,n.52, p.85-95, 1985.

SOARES, M. Concepções de linguagem e o ensino da Língua Portuguesa. In: BASTOS, N. B. (Org.). Língua Portuguesa: História, Perspectiva, Ensino. São Paulo: Ed. UC, 1998. p.53-60.

______. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF. 2001. São Paulo: Global, 2003.

____________. Práticas de Letramento e implicações para a pesquisa e para as políticas de Alfabetização e Letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

SOARES, M. Práticas de Letramento e implicações para a pesquisa e para as políticas de Alfabetização e Letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

STREET, B. Literacy in the Theory and Practice. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1984.

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2004.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

BARBOSA DE SOUZA, S. ., & BRITO FERREIRA, A. T. . (2017). PRÁTICAS DE ENSINO DA LÍNGUA ESCRITA NA ESCOLA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO SABER-FAZER DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 90-109. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7578

Edição

Seção

Artigos