A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PIAUÍ: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4292

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação Infantil, Pós-Graduação, Prática docente, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas sobre Educação Infantil produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI), por meio de teses e dissertações, com vistas à elaboração de uma síntese analítica a respeito do conhecimento produzido na área. A análise abrangeu os trabalhos publicados no período de 2016 a 2020. A revisão cobriu estudos produzidos no PPGEd/UFPI por ser esta a principal referência no Estado como instituição pública de ensino no que tange à formação de professores e à pesquisa na área. O levantamento evidenciou a produção de 12 (doze) dissertações e 5(cinco) teses sobre a temática pesquisada. Os estudos destacam algumas problemáticas que caracterizam as políticas e práticas de Educação Infantil no Piauí, entre as quais se destacam: prevalência de concepções tradicionais, falta de condições de trabalho, inadequações das políticas de formação de professores, formação continuada predominantemente baseada na racionalidade técnica e perfil formativo de parte dos professores investigados. Concluiu-se que a pesquisa sobre Educação Infantil, no contexto analisado, tem contribuído para o desvelamento das condições de desenvolvimento das práticas docentes e da formação de professores da Educação Infantil e que é necessária maior divulgação dos resultados para potencializar a reflexão crítica das necessidades sociais e educacionais da população atendida nas creches e pré-escolas, o que é imprescindível para a construção das bases teórico-práticas para a educação das crianças piauienses.

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Biografia do Autor

Maria do Desterro Melo da Rocha Nogueira Barros, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda  e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí(2016-2017). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Piauí (2001), graduada em Pedagogia pela Faculdade Médio Parnaíba-FAMEP(2018), especialista em Tecnologias na Educação-PUC-RIO(2011), Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior- FAEPI (2015) e Coordenação Pedagógica-UFPI (2015). É professora da Educação Básica da Rede Estadual e Municipal- Secretaria Municipal de Educação de Castelo do Piauí, Professora na Educação Superior no Centro Universitário-UNINTA-Castelo do Piauí. Atualmente atua como Formadora/Consultora/Assessoria Pedagógica- Contato-Assessoria, Capacitações e Projetos LTDA nos municípios de Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí e Boqueirão do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação Continuada de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Docente, Educação Infantil, Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional.

Antonia Edna Brito, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Piauí, lotada no Centro de Ciências da Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI, vinculada à linha de pesquisa Formação de professores e Práticas da Docência. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia/NUPPED. Associada na Associação Brasileira de Alfabetização e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOgraph). Tem experiência na educação básica (atuou como professora da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI.  Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, alfabetização, práticas da docência, educação infantil e pesquisa autobiográfica.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Melo da Rocha Nogueira Barros, M. do D., & Brito, A. E. . (2023). A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PIAUÍ: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 368–391. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4292

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