A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA

Autores

  • ELISABETH ROSSETTO Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, Teoria histórico-cultural, Perspectiva vigotskiana

Resumo

Este artigo se propõe refletir sobre as contribuições de Vigotski para a educação especial, tomando como referencial teórico a abordagem histórico-cultural. Essa abordagem nos conduz a uma educação mais holística, preocupada com o sujeito na sua totalidade, descartando-se qualquer vestígio de fragmentação e explicações simplistas. Para a proposta de estudo aqui apresentada, interessa em especial, a concepção de homem como um sujeito histórico-social e, portanto, como um ser inserido ativamente no contexto que o cerca. Vigotski é visto como autor que nos apresenta outro olhar ao se estudar os sujeitos da educação, o que indica a necessidade de aprofundamento de seus estudos, ressaltando-se a importância dos temas por ele desenvolvido no campo da educação especial.

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Biografia do Autor

ELISABETH ROSSETTO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-graduanda em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS, Linha de Pesquisa Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/Cascavel PR

Referências

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Publicado

2008-12-15

Como Citar

ROSSETTO, E. . (2008). A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA VIGOTSKIANA. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 118–144. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1513

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