FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4221

Palavras-chave:

Fotografias de álbum de família, Escrita narrativa (auto)biográfica, Formação de professores, Memória, Curso de Pedagogia

Resumo

As ideias que se apresentam nesse texto são oriundas de um estudo qualitativo caracterizado pela abordagem da pesquisaformação narrativa (auto)biográfica em educação realizada no primeiro semestre de 2021 envolvendo 10 (dez) estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição da rede pública de ensino situada na cidade de Codó-Ma. O objetivo do estudo foi relacionar o ensino de história da educação com as memórias evocadas narrativamente na tessitura de aprendizagens, formação e construção do conhecimento científico por estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia. Quanto aos dispositivos metodológicos, foram utilizados: fotografias de álbum de família, escritas narrativas e diário de pesquisa. Dentre os resultados encontrados, evidenciamos as múltiplas reflexões mediatizadas pela contação de histórias de vida que, percebidas por meio de fotografias de álbuns de famílias e escritas narrativas (auto)biográficas, consolidam aprendizagens em processos formativos. A ação de ver-se em uma imagem mobiliza experiências passadas, movimenta o presente e projeta ações futuras. Nessa interface, concluímos que os estudantes elaboram novas possibilidades para aprender e conhecer outros conhecimentos a respeito de si, da educação e da formação inicial para a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson de Sousa Morais, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ). É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA.

Kelly Almeida de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2007), Especialização em Didática Universitária pela Faculdade Atenas Maranhense (2008), Mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (2011) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC)/UFMT. Atualmente é Professora Adjunta - Nível 2 da Universidade Federal do Maranhão (Centro de Ciências de Codó); Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental (UFMA/Codó); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/Campus Codó.

Cristiane Dias Martins da Costa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA (2018); Doutora em Educação (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2009); onde também realizou sua graduação em Pedagogia (2006). É Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), lotada no Curso de Pedagogia, Campus Codó. Atualmente faz parte Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB/UFMA. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente (FORDOC)/UFMA.

Referências

ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação. n.23, Rio de Janeiro, Maio/Agosto. 2003. p.62-74. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000200005&script=sci_arttext>. Acesso em: 02 maio 2021.

DELORY-MOMBERGER, C. Álbuns de fotos de família, trabalho de memória e formação de si. In.: VICENTINI, Paula Perin; ABHRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Orgs.) Sentidos, potencialidades e usos da (auto)biografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.

CANABARRO, I. Fotografia, história e cultura fotográfica: aproximações. Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXI, n. 2, p. 23-39, dezembro 2005. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/iberoamericana/article/view/1336/1041>. Acesso em: 30 jun. 2021.

CANDAU, J. Memória e identidade. Tradução Maria Letícia Ferreira. 1.ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2012.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 19. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão Maria da Conceição Passeggi, Marie-Christine Josso. 2. ed. rev. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

MORAIS, J. de S.; NASCIMENTO, F. S. C. do; LIMA, M. D. F. As escritas de si e os efeitos mobilizados da formação docente em narrativas (auto)biográficas. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p.232-247jan/dez 2020. DOI: 10.5747/ch.2020.v17.h480. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3722/3123>. Acesso em: 02 maio 2021.

MORAIS, J. de S.; BRAGANÇA, I. F. de S. Pesquisaformação

narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75612, p.1-20, 2021. Disponível em: < https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75612/43500>. Acesso em: 02 maio 2021.

PASSEGGI, M. da C. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v.41, n.1, p.67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267/pdf>. Acesso em: 02 maio 2021.

RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al]. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tradução Claudia Berliner. Revisão da tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Morais, J. de S., Oliveira, K. A. de, & Costa, C. D. M. da. (2023). FOTOGRAFIAS COMO DISPOSITIVO METODOLÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA: TECENDO NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(55), 1 26. https://doi.org/10.26694/rles.v27i55.4221

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.