DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES

Autores

  • NEILANY ARAÚJO DE SOUSA Universidade federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.4936

Palavras-chave:

Desafios, Formação, Educadores

Resumo

Este artigo se propõe a examinar os desafios enfrentados pelos educadores do estado do Piauí no início do século XXI. Tais desafios resultam de questões teóricas, políticas e culturais acumuladas desde a segunda metade do século XX, e que podem ser resumidas no processo de mudança exigido pela sociedade, como o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e práticas pedagógicas. O artigo é de cunho qualitativo e para discorrer sobre o assunto recorreu-se a um arcabouço teórico que colaborou para o encadeamento da discussão. Inicialmente, delimitou-se como se deu os primeiros passos da educação brasileira e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou intensas modificações quanto à formação dos professores que se refletiram ao longo das sociedades. Diante do trabalho em questão constata-se que a formação docente deve acompanhar as dimensões sociais e profissionais e exige a aproximação da realidade nos dias atuais e o confronto com os desafios diante de um novo paradigma vigente, diante de uma sociedade que busca novas respostas.

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Biografia do Autor

NEILANY ARAÚJO DE SOUSA, Universidade federal do Piauí

Mestranda em Educação na Anne Sullivan University, Graduada em Administração na Universidade Federal do Piauí, Especialista em Gestão Pública Municipal na Universidade federal do Piauí.

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Publicado

2018-11-30

Como Citar

ARAÚJO DE SOUSA, N. . (2018). DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 62–84. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.4936

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