DESAFIOS NO SÉCULO XXI À FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PIAUIENSES
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i40.4936Palavras-chave:
Desafios, Formação, EducadoresResumo
Este artigo se propõe a examinar os desafios enfrentados pelos educadores do estado do Piauí no início do século XXI. Tais desafios resultam de questões teóricas, políticas e culturais acumuladas desde a segunda metade do século XX, e que podem ser resumidas no processo de mudança exigido pela sociedade, como o constante aperfeiçoamento dos conhecimentos e práticas pedagógicas. O artigo é de cunho qualitativo e para discorrer sobre o assunto recorreu-se a um arcabouço teórico que colaborou para o encadeamento da discussão. Inicialmente, delimitou-se como se deu os primeiros passos da educação brasileira e como esta evoluiu ao longo do tempo, o que proporcionou intensas modificações quanto à formação dos professores que se refletiram ao longo das sociedades. Diante do trabalho em questão constata-se que a formação docente deve acompanhar as dimensões sociais e profissionais e exige a aproximação da realidade nos dias atuais e o confronto com os desafios diante de um novo paradigma vigente, diante de uma sociedade que busca novas respostas.
Downloads
Referências
ALENCASTRE, José Martins Pereira. Memória cronológica, histórica e corográfica da província do Piauí. 2.ed. Teresina: COMEPI, 1981.
BRITO, Itamar. Escola Normal: 74 anos. Educação Hoje. Teresina. Ano I, nº 4, Revista Trimestral, 15/07/1984, p. 8 e 9.
CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 23ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
COLL, César; PALACIOS, J. & MARCHESI, A. Um marco de referência psicológico para a educação escolar: a concepção construtivista da aprendizagem e do ensino. In: Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação, v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COSTA FILHO, Alcebíades. A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889, Teresina, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006.
COSTA, F. A. Pereira da. Cronologia histórica do estado do Piauí. Rio de Janeiro: Artenova, 2v., 1974, p. 126.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
HERNANDEZ, Fernando.Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho Porto Alegre. Artmed, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos para que? 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
______. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
______. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais para a profissão docente. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
_____. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, Vera Maria (org.). didática, currículo e saberes escolares. 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
_____. Que destino os educadores darão à pedagogia? In: PIMENTA, Selma G. (org.).Pedagogia, Ciência da Educação? São Paulo; Cortez, 1996.
LIMA, Lauro de Oliveira, Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Brasília, 1997.
LUCKESI, Carlos Cipriano. O papel da didática na formação do educador.São Paulo:Cortez, 2004.
MORIN, Edgar (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Tradução de Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2007.
NETO, Marcelo de Sousa. A instrução pública no Piauí: os primeiros e trôpegos passos. Doutorando em História – UFPE. marceloneto@yahoo.com.br, 2006.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 9-33.
NUNES, Odilon. Pesquisas para a história do Piauí. 2. ed. Rio de Janeiro: Artenova, 4 v., 1975. p. 56.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. Portal do MEC http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13583&Itemid=970. Disponível em 27 de Julho de 2015 às 1h56. Rodrigues, J. F. Educação Física Escolar: aprender com o movimento. Ijuí: UNIJUI
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad.Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.
TARDIFE. M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 6 ed. 2006.
TOMAZI in Coletânea de Textos Didáticos – UEPB, vol. 1, 2005.
TORO, B.; WERNECK, N. M. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Bogotá: Fundación Social,1993.
ZEICHNER, K. M. A Formação Reflexiva de Professores, Ideias e Práticas. EDUCA, Lisboa 1993.
VAINFAS, Ronaldo; SOUSA, Juliana Beatriz de. Brasil de Todos os Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2000.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. 10ª ed. São Paulo: Libertad, 2003.