CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DAS TAREFAS EXTRACLASSE NA FORMAÇÃO ESCOLAR DE PROFESSORES

Autores

  • ELENA MARIA MALLMANN
  • FÁBIO DA PURIFICAÇÃO DE BASTOS
  • FELIPE MARTINS MÜLLER

Palavras-chave:

Formaçãodeprofessores, monitoramentoeletrônic, tarefas extraclass

Resumo

Sistematizamos o processo de ensino-aprendizagem investigativo desenvolvido em torno do monitoramento eletrônico das Tarefas Extraclasse (TE), as quais são realizadas majoritariamente a distância pelos estudantes, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Descrevemos o trabalho escolar, pautado pelos princípios teóricometodológicos da investigação-ação e diálogo-problematizador freireano, implementado com as TE na formação de professores através do Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível no endereço <http://amem.ce.ufsm.br>. As potencialidades e desafios gerados nesse empreendimento escolar sinalizam que a inserção de ferramentas telemáticas, nas aulas e TE, permitem implementar estratégias potencializadoras de auto-reflexões retrospectivas e prospectivas, tendo em vista o acoplamento das aprendizagens presencial e a distância.

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Biografia do Autor

ELENA MARIA MALLMANN

Mestre em Educação, doutoranda do PPPGE/CED/UFSC.

FÁBIO DA PURIFICAÇÃO DE BASTOS

Doutor em Educação, Professor do PPGE/CE/UFSM.

FELIPE MARTINS MÜLLER

Doutor em Engenharia Elétrica, Professor do PPGEP/CT/UFSM.

Referências

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

MALLMANN, E. M. ., DE BASTOS, F. D. P. ., & MARTINS MÜLLER, F. . (2004). CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DAS TAREFAS EXTRACLASSE NA FORMAÇÃO ESCOLAR DE PROFESSORES. Linguagens, Educação E Sociedade, (11), 37–43. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1579

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