CONTRIBUIÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DO MONITORAMENTO ELETRÔNICO DAS TAREFAS EXTRACLASSE NA FORMAÇÃO ESCOLAR DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Formaçãodeprofessores, monitoramentoeletrônic, tarefas extraclassResumo
Sistematizamos o processo de ensino-aprendizagem investigativo desenvolvido em torno do monitoramento eletrônico das Tarefas Extraclasse (TE), as quais são realizadas majoritariamente a distância pelos estudantes, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Descrevemos o trabalho escolar, pautado pelos princípios teóricometodológicos da investigação-ação e diálogo-problematizador freireano, implementado com as TE na formação de professores através do Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador (AMEM), disponível no endereço <http://amem.ce.ufsm.br>. As potencialidades e desafios gerados nesse empreendimento escolar sinalizam que a inserção de ferramentas telemáticas, nas aulas e TE, permitem implementar estratégias potencializadoras de auto-reflexões retrospectivas e prospectivas, tendo em vista o acoplamento das aprendizagens presencial e a distância.
Downloads
Referências
MALLMANN, E. M. Monitoramento eletrônico das tarefas extraclasse: acoplando aprendizagens presencial e a distância. 2004. Dissertação (Mestrado) - PPGE/CE, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.
MALLMANN, E. M; DE BASTOS, F. P.; MÜLLER, F. M. O monitoramento eletrônico informando a investigação e o diálogo-problematizador nas aulas e tarefas extraclasse. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 12, 2004. Anais ... do Curitiba: PUC-PR, 2004.
MATTOS, F. L. Precariedade de práticas colaborativas em cursos on line: avaliação de uma experiência de formação de professores. . In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 11, 2004. Anais ...Goiânia: 2002.
MÜLLER, F. M et al. Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador na Perspectiva da Investigação-ação (AMEM). Porto Alegre: FAPERGS, 2000.
PAIVA, J.; MACIEL, I. M.Redes cooperativas virtuais e formação continuada de professores: estudos para a graduação, 2001. Disponível em: < http://www.anped.org.br> Acesso em: 16 jul. 2002.
PAULÚ, N. Cómo Ayudarle a su Hijo com la Tarea Escolar. Departamento de Educación de los Estados Unidos, 1998. Disponível em: <http://www.ed.gov/pubs/parents/tarea> Acesso em: 13 maio2002.
RAMOS, R.; FREIRE, M. M Do presencial para o virtual: um desafio para o professor de inglês. 2000 VI Congresso Internacional de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper-visem/rosinda-de-castro.htm> Acesso em: 29 abr. 2002.
RODRIGUES, R. M. G. Tarefa de casa: um dos determinantes do rendimento escolar. Revista Educação e Filosofia, v. 12, n. 24, 1998.
VIANNEY, J. A universidade virtual no Brasil: o ensino superior a distância no país. Tubarão:UNISUL, 2003.