O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4214Palavras-chave:
Formação continuada, Pesquisa educacional, Positivismo, Fenomenologia, MarxismoResumo
As discussões sobre a perspectiva epistemológica adotada por pesquisadores no campo das pesquisas educacionais vêm se constituindo em tema recorrente dada a complexidade encontrada no processo de construção do conhecimento, bem como na escolha e no posicionamento do pesquisador, diante de seu objeto de estudo. O objetivo deste artigo, consiste em compreender o positivismo, a fenomenologia e o marxismo enquanto correntes filosóficas indicando as suas contribuições, fragilidades e limites nas pesquisas, situando a formação continuada de professores como objeto de estudo. A pesquisa que ensejou este artigo é de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, com uma perspectiva crítico-reflexiva. Os resultados indicam a existência de potencialidades e subsídios que permitem qualificar as investigações e alicerçar o debate sobre a temática apresentada, corroborando assim com a produção do conhecimento, a partir de diferentes intersecções, interlocuções e interfaces de cada corrente filosófica.
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