O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4214

Palavras-chave:

Formação continuada, Pesquisa educacional, Positivismo, Fenomenologia, Marxismo

Resumo

As discussões sobre a perspectiva epistemológica adotada por pesquisadores no campo das pesquisas educacionais vêm se constituindo em tema recorrente dada a complexidade encontrada no processo de construção do conhecimento, bem como na escolha e no posicionamento do pesquisador, diante de seu objeto de estudo. O objetivo deste artigo, consiste em compreender o positivismo, a fenomenologia e o marxismo enquanto correntes filosóficas indicando as suas contribuições, fragilidades e limites nas pesquisas, situando a formação continuada de professores como objeto de estudo. A pesquisa que ensejou este artigo é de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, com uma perspectiva crítico-reflexiva. Os resultados indicam a existência de potencialidades e subsídios que permitem qualificar as investigações e alicerçar o debate sobre a temática apresentada, corroborando assim com a produção do conhecimento, a partir de diferentes intersecções, interlocuções e interfaces de cada corrente filosófica.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutorando em Educação PPGEd - Unoesc - Campus de Joaçaba, Mestre em Educação (UNOCHAPECÓ). Especialização em Educação Inclusiva (UDESC), Especialização em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Ênfase em Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS). Professor no magistério público estadual de Santa Catarina. Atualmente atua na Coordenadoria Regional de Educação de Seara.  Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino - UNOESC Joaçaba

Ana Cristina Coll Delgado, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Pedagogia (1986), com especialização em Educação (1991) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPÈL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1997). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2003), com estágio doutoral no Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga/Portugal (2002). Pós-doutorado na Universidade de Caen, no Centro de Ciências da Educação - França (2009) em sociologia da infância e antropologia da criança. Professora Permanente do PPGEd da UNOESC e Professora Aposentada da UFPEL. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq de 2006 a 2016. Coordena o Grupo de Pesquisa CIC ? Crianças, Infâncias e Culturas desde 2005.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Dalla Valle, P. R., & Coll Delgado, A. C. (2024). O POSITIVISMO, A FENOMENOLOGIA E O MARXISMO: CONTRIBUIÇÕES PARA PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Linguagens, Educação E Sociedade, 28(58), 1–30. https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.4214

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