DO DISCURSO INSTITUCIONAL DA CONFCOTAS NA UNEB À POLÍTICA DE COTAS NOS EDITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4129

Palavras-chave:

Ensino Superior, Discurso, UNEB, Cotas, Bolsa

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar o discurso institucional da Universidade do Estado da Bahia nas edições da Conferência de Estudantes Cotistas (CONFCOTAS) e como isso se desdobra nos Editais do Programa Afirmativa para concessão de bolsas de extensão e pesquisa. Realizou-se uma pesquisa de análise documental, com base interpretativa vinculada à análise do discurso (AD). Foram analisados os relatórios finais da I e II CONFCOTAS, assim como, as proposições e imagens presentes nesses relatórios. Analisaram-se também todos os editais do Programa Afirmativa. A partir da leitura e análise dos documentos (verbais e não verbais) citados anteriormente, a pesquisa constatou que a UNEB não apenas oportunizou o acesso de pessoas pobres, negras, indígenas, LGBTQIA+, entre outras, ao Ensino Superior, como também buscou dialogar e propor políticas que contribuam com a permanência dessas pessoas no espaço universitário. A CONFCOTAS representa, no mínimo, uma ação democrática, inclusiva e afirmativa por parte da universidade para com os/as estudantes cotistas porque eles/as tiveram a chance de falar de suas experiências pessoais e contribuir para a criação de políticas que aperfeiçoam tanto o acesso de novos cotistas como as condições de permanência daqueles/as que foram inseridos/as. O Programa Afirmativa se mostra essencial para o desenvolvimento educacional dos/as estudantes cotistas, pois permite a imersão dos grupos minoritários aos lugares “privilegiados” da academia, que é o caso, por exemplo, da iniciação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gean César dos Santos Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). E-mail: geanncessar@gmail.com

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Professora no Departamento de Educação - DEDC/ Campus XII da Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB. Pesquisadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE). Guanambi, Bahia, Brasil. E-mail: tmarques@uneb.br

Referências

ABRAMO, L. Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro. Ciência e Cultura, Campinas, SP, v. 58. n. 4. p. 40-41. 2006. Disponível em: Desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro (bvs.br) Acesso em: 30 set. 2022.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Polén, 2019.

BAHIA. Edital SEC nº 001/2017. Abertura de inscrições para estudantes dos cursos presenciais de graduação das universidades públicas estaduais em condições de vulnerabilidade socioeconômica para o auxílio permanência (PROGRAMA MAIS FUTURO). SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, 2017. Disponível em: http://www.uesc.br/mural/selecoes/edital_sec.pdf Acesso em: 24 set. 2022.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n° 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília DF, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: INEP, 2004.

BRIDI, J. C. A. A Iniciação científica na formação do universitário. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2004.

CHAVES, Luís de Gonzaga Mendes. Minorias e seu estudo no Brasil. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 149-168, 1971.

COUTO, Fausta Porto. Experiências sociais sobre as políticas de inserção vividas por estudantes no Departamento de Educação Campus Guanambi da Universidade do Estado da Bahia: acesso, permanência e das ações afirmativas. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2021.

CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero (L. Schneid, Trad.). Revista Estudos Feministas, 10(1), 171-188, 2002. Disponível em: v10n1a11 (scielo.br) Acesso em: 24 set. 2022.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. A recepção do instituto da ação afirmativa pelo direito Constitucional brasileiro. Revista de informação legislativa, Brasília, v. 38, n. 151, p. 129-152, jul./set. 2001. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/705 Acesso em: 26 set. 2022.

GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Rio de Janeiro: CES, 2009. p. 418 – 441.

HANZEN, Elstor. Mesmo sendo maioria na população brasileira, negros ainda têm baixa representatividade no meio acadêmico. Jornal da Universidade, Porto Alegre – Rio Grande do Sul, 2021. Disponível em:

https://www.ufrgs.br/jornal/mesmo-sendo-maioria-na-populacao-brasileira-negros-ainda-tem-baixa-representatividade-no-meio-academico/#:~:text=Um%20levantamento%20de%20junho%20de,82%2C7%25%20s%C3%A3o%20brancos Acesso em: 24 set. 2022.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATTOS, Wilson Roberto de. 2003 – O Ano do Começo: características e Aspectos Iniciais da Implantação do Sistema de Cotas para Negros na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Plurais. Salvador, v. 1, n. 1, p. 120-142, jan/abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7. Acesso em: 10 set. 2022.

OMS. Doença de coronavírus (COVID-19, Organização Mundial de Saúde, 2022. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_3 Acesso em: 27 set. 2022.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13 ed. Campinas: Pontes Editora, 2020.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A Análise de discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil. In: 10 Seminário de Estudos em Análise de Discurso; 2003, Porto Alegre. Anais [...] Porto Alegre (RS): UFRGS; 2003.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. 2a ed. Campinas (SP): Pontes; 2012.

PACHECO, Dennis. Direitos trancados no armário: LGBTFobia e racismo no Brasil. Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2021. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/5-direitos-trancados-no-armario-lgbtfobia-e-racismo-no-brasil.pdf Acesso em: 25 set. 2022.

PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3a ed. Campinas (SP): Pontes; 2002.

REDAÇÃO. Uneb terá cota para trans, ciganos e autistas em todos os cursos. Correio, Salvador, 2018. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/uneb-tera-cota-para-trans-ciganos-e-autistas-em-todos-os-cursos/ Acesso em: 22 set. 2022.

SAMPAIO, Mylla Maria Sousa; VIANA, Thiago G. A LGBTIfobia na Universidade: algo cheira a podre no reino da Dinamarca. Revista Três [...] Pontos. Belo Horizonte, v. 11 n. 1, p. 60-72, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistatrespontos/article/view/3277 Acesso em: 30 nov. 2022.

UNEB- Universidade do Estado da Bahia. Anuário UNEB em Dados: 2019 - Base 2018/ Universidade do Estado da Bahia. – Salvador: EDUNEB, 2019.

UNEB- Universidade do Estado da Bahia. Editais do Programa Afirmativa: nº 072/2016; nº 054/2017; nº 040/2018; nº 067/2019; nº 064/2020 e nº 073/2022, Salvador, 2022

UNEB - Universidade do Estado da Bahia. I Conferência de estudantes cotistas da UNEB: relatório final. Salvador: UNEB, 2016. Disponível em: https://proaf.uneb.br/wp-content/uploads/2022/03/Relatorio-CONFCOTAS-Completo_compressed.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.

UNEB - Universidade do Estado da Bahia. II Conferência de estudantes cotistas da UNEB: relatório final. Salvador: UNEB, 2019. Disponível em: https://proaf.uneb.br/wp-content/uploads/2022/03/Relatorio-Final-II-ConfCotas.pdf. Acesso em: 20 maio 2022.

UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Resolução nº 1.339/2018. Publicada no D.O.E. 28-07-2018. Aprova o sistema de reservas de vagas para negros e sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades; transexuais, travestis e transgênero, no âmbito da UNEB, e dá outras providências. Disponível em: https://proaf.uneb.br/wp-content/uploads/2022/06/Res_1.339_2018consu-_-Res_reserva-de-vagas.docx.pdf. Acesso em: 19 mar. 2022.

UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Resolução nº 196/2002. Estabelece e aprova o sistema de cotas para população afrodescendente, oriunda de escolas públicas, no preenchimento de vagas relativas aos cursos de graduação e pós-graduação e dá outras providências. Disponível em: http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/uneb_resolucao_2002_196_1.pdf Acesso em: 19 mar. 2022.

UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Resolução nº 468/2007. Aprova a reformulação no sistema de reserva de vagas para negros e indígenas e dá outras providências. Disponível em: https://ppgecoh.uneb.br/wp-content/uploads/2020/11/2007-1.pdf Acesso em: 19 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Santos Nogueira, G. C. dos, & Gomes Marques, T. . (2023). DO DISCURSO INSTITUCIONAL DA CONFCOTAS NA UNEB À POLÍTICA DE COTAS NOS EDITAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 275–303. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.4129

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.