DIVERSIDADE SEXUAL: PERSPECTIVAS DOCENTES EM UNIDADES ESCOLARES RURAIS DE SÃO RAIMUNDO NONATO (PIAUÍ, BRASIL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3817

Palavras-chave:

Sexualidade, Educação, Docência

Resumo

A sexualidade é um assunto do cotidiano e na escola esta temática faz parte do convívio escolar, seja de forma implícita ou explícita. Assim, discutir as relações afetivo-sexuais de formas alternativas na educação é buscar compreender como a escola trata o tema da diversidade sexual na construção dos saberes. Esta pesquisa visa analisar, no âmbito da educação rural, os aspectos da temática diversidade sexual no Ensino Fundamental - anos finais, nas escolas do município de São Raimundo Nonato - Piauí e a pertinência deste tema para as práticas pedagógicas. O processo técnico utilizado foi o levantamento de campo (survey) e para a obtenção dos dados da pesquisa foi efetuada a aplicação de um questionário semiestruturado, enviado por mensagens de correio eletrônico, destinado aos professores/as. Os resultados obtidos apontam que as instituições educacionais estudadas apresentam uma carência de ações direcionadas para a temática diversidade sexual e assuntos relacionados a educação sexual nas atividades escolares. Neste contexto, entende-se que o ensino da diversidade sexual e do universo da sexualidade são questões que podem ser inseridas nas práticas pedagógicas, por estarem de acordo com as normativas propostas para o aprendizado na educação básica, pela relevância dos temas para a formação escolar dos/as estudantes, bem como pelo interesse dos/das respondentes pela temática da diversidade sexual durante a realização da pesquisa.

 

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Biografia do Autor

Thyanne Michelle Ferreira Alves, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialização em História do Brasil pela URCA e especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Mestrado em Extensão Rural pela UNIVASF, Juazeiro - BA. É Técnica Administrativa em Educação na UNIVASF, no cargo de Auxiliar de Biblioteca. Desenvolve atividades relacionadas as questões socio-culturais, organização de eventos acadêmicos e extensão universitária.

 

Fulvio Torres Flores, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduado em Comunicação Social pela Fundação Armando Alvares Penteado (1999) e em Letras pela Universidade de São Paulo (2009), com mestrado (2008) e doutorado (2013) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo. Foi Coordenador do Programa Inglês/Idiomas sem Fronteiras (IsF-MEC) no período de 2013 a 2017, Editor da Extramuros - Revista de Extensão da Univasf no período de 2013 a 2016, e Diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da UNIVASF no período de 2016 a 2017. É Professor Associado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Univasf, onde coordena projetos de pesquisa e extensão na área de literatura e artes. É professor-orientador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural na Univasf (desde 2016, ano da criação do programa). Editor responsável da Revista Dramaturgia em Foco, ligada ao Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades: Análise e Crítica Sócio-histórica, do qual é líder. A revista iniciou suas atividades em 2017. Tem experiência na área de Dramaturgia, Literatura e Cinema.

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Publicado

2023-03-24

Como Citar

Alves, T. M. F., & Torres Flores, F. . (2023). DIVERSIDADE SEXUAL: PERSPECTIVAS DOCENTES EM UNIDADES ESCOLARES RURAIS DE SÃO RAIMUNDO NONATO (PIAUÍ, BRASIL). Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 374–401. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3817

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