PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA COMPLEXIDADE DA CRECHE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2875

Palavras-chave:

Educação Infantil. Gestão democrática. Qualidade social. Integração família - creche.

Resumo

Este texto origina-se de uma pesquisa acadêmica a qual  investiga as diferentes percepções de qualidade em duas creches públicas municipais, localizadas na região leste da capital paulista. A pesquisa teve participação de mães, professoras e coordenadoras pedagógicas, cujos depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de caráter  reflexivo. O material das entrevistas foi analisado qualitativamente, à luz da Análise de Conteúdo (AC), com base nestas categorias: Creche, lugar de formação para a vida; A creche é uma instituição complexa; A criança como centro da proposta pedagógica. Para fins deste artigo, focalizaremos a relação creche-família, entendida pelas participantes do estudo como um dos aspectos que configuram a complexidade dessa instituição educativa. Os resultados corroboram a discussão da área sobre os desafios presentes na efetivação da integração entre escola e família, a importância da dialogicidade e de se pensar estratégias e ações que viabilizem a participação dos diferentes sujeitos escolares, valorizando sua dimensão de protagonistas da transformação da realidade em que vivem. Por fim, as múltiplas vozes analisadas colocam em evidência o papel social e político da creche na promoção de direitos fundamentais e exercício da cidadania desde a infância, e acentuam a compreensão de que a qualidade não é dada a priori, mas depende de múltiplos fatores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilma Antunes Silva, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (2009), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2020). Atualmente é professor da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, identidade, creche e políticas educacionais. 

Antonio Carlos Caruso Ronca, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Possui graduação em Pedagogia (1970) e Filosofia (1969), Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Reitor da PUC-SP de 1993 a 2004. Foi membro da Câmara de Educação Básica e da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Foi Presidente do Conselho Nacional de Educação, Consultor da Unesco e Assessor do Ministério da Educação. Atualmente é Professor Titular do Programa de Estudos de Pós Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia educacional, aprendizagem, formação de professores e políticas públicas.   

Referências

BARBOSA, M.C.S. Especificidades da ação pedagógica com os bebês. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS ATUAIS, 2010, Belo Horizonte, Anais [...] Belo Horizonte, MG: 2010.

BECCHI, E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

BOCCIA, M. B. Os papeis assumidos pelos diretores de escola. Jundiaí, SP: Paco Editorial e Pulsar Edições, 2011.

BONDIOLI, A.; GARIBOLDI, A. A vida cotidiana na creche. In: BECCHI; E. et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. p. 20-35.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei 13.005 de 25 de junho de 2014. Estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC, SEB, 2006.

BRASIL. Resolução Nº4, de 13 de julho de 2010. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf. Acesso em: 24 abr. 2019.

BRASIL. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília: Inep, 2015.

CAMINI, L. (coord.). Educação pública de qualidade social: conquistas e desafios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

CAMPOS, M. M. Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 22-43, jan./abr. 2013.

CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (org.). Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: Unesco, MEC, 2009.

DOURADO, L. F. ; OLIVEIRA, J. F. ; SANTOS, C. A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, 2007.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

HADDAD, L. A creche em busca de identidade: perspectivas e conflitos na construção de um projeto. São Paulo: Loyola, 1991.

HOYUELOS, A. A complexidade na escola infantil. In: HOYUELOS, A.; RIERA, M. A. Complexidade e relações na Educação Infantil. São Paulo: Phorte, 2019. p. 19-72.

KUHLMANN Jr. M. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 5. ed.

Porto Alegre: Mediação, 2010.

MARANHÃO, D. G. ; SARTI, C. A. Creche e família: uma parceria necessária. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 133, p. 171-194, abr. 2008.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 4. ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2005. (Coleção Epistemologia e Sociedade).

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E.; ROGER, E.; DOMINGO, R. Educar en la era planetária. Salamanca: Universidade de Valladolid- Unesco, 2002.

MOSS, P. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática

democrática. Psicologia, USP, São Paulo, n. 20, vol. 3, p. 417-436, jul./set., 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. Acesso em: 19 out.2022.

PARO, V. H. A utopia da gestão escolar e democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, p. 51-53, fev. 1987.

PARO, V. H. Gestão democrática da educação pública. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2016.

PARO, V. H. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. 2. ed. rev. São Paulo: Intermeios, 2018.

REDE NACIONAL PRIMEIRA INF NCIA (RNPI). Secretaria Executiva 2015-2017. A

criança e o espaço: a cidade e o meio ambiente. São Paulo, 2015.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; VITÓRIA, T. Integração família e creche:

o acolhimento é o princípio de tudo. In: MATUANO, E. M.; LOUREIRO, S. R.; ZUARDI,

A. W. (org.). Estudos em saúde mental. Ribeirão Preto: FMRP/USP, 1997. p.107-131.

SÃO PAULO. Comitê Gestor Intersetorial da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância. Plano Municipal Pela Primeira Infância 2018 – 2030. São Paulo: PMSP, 2018.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica.

Currículo da Cidade de São Paulo: Educação infantil. São Paulo: SME; COPEDI, 2019.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME; DOT, 2007.

SILVA, D. A. Qualidade social da creche: polissemia de múltiplas vozes. 2020. 299 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/23367. Acesso em: 19 out. 2022.

SILVA, D. A.; RONCA, A. C. C. Novos velhos desafios da creche: contribuições para a construção de uma educação de qualidade social. In: OLIVEIRA, J.F. ; SOUZA, A.R. (org.). Gestão Pedagógica, Organização Curricular e Qualidade da Educação. Brasília: ANPAE, 2019. v. 1. p. 49-52.

SILVA, M. A. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, maio/ago. 2009.

SZYMANSKI, H. Família. Encontros e Desencontros na Relação Família-Escola. Idéias, n. 25, p. 213-225, 1997.

SZYMANSKI, H; ALMEIDA, L.R.; PRANDINI, R. C. A. R. A entrevista na pesquisa em

educação: a prática reflexiva. 2. ed. Brasília: Editora Plano, 2010.

XIMENES, S. B. GRINKRAUT, A. Acesso à educação infantil no novo PNE: parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.1, p.78-101, jun.2014.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Silva, D. A. ., & Caruso Ronca, A. C. . (2022). PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA COMPLEXIDADE DA CRECHE . Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 143-171. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2875