NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NA ATUAÇÃO DOS THINK TANKS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3439

Palavras-chave:

Think tanks, Educação, Crise estrutural do capital, Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo teórico e revisão de literatura sobre a organização e disseminação de think tanks com atuação em âmbito internacional e sua atuação no direcionamento dos rumos da educação pública brasileira. Para tanto, definimos os seguintes objetivos de pesquisa: situar as políticas neoliberais no âmbito das medidas de ajustes da crise estrutural do capital; caracterizar o movimento de expansão de think tanks; e compreender a atuação dos think tanks no processo de propagação do pensamento neoliberal e seus impactos no campo educacional. Apesar de não haver um consenso estabelecido sobre a definição do que vêm a ser essas instituições, os think tanks têm sido apresentados como as instituições que mais exercem influência no cenário político global, seja em nível interno ou externo. Trata-se de estruturas bastante complexas, organizadas e abrangentes, chegando a ser reconhecidas como tanques de ideias. No que se refere aos pressupostos teórico-metodológicos utilizados para realização deste trabalho, é importante enfatizar que adotamos como base o Materialismo Histórico e Dialético, por entendermos que essa perspectiva nos fornece os fundamentos necessários para compreendermos a relação capital e trabalho, bem como suas reverberações no sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gorete Rodrigues de Amorim, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, Licenciada em Estudos Sociais, membro do Núcleo de Estudos e pesquisas em Educação e Emancipação Humana - NESPEM.

Ranielly da Silva dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, bolsista CNPq/UFPI. Campus Universitário Petrônio Portella, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana - NESPEM.

Referências

AMARAL, Marina. A nova roupa da direita. Disponível em: https://apublica.org/2015/06/a-nova-roupa-da-direita/. Acesso em: 20/03/2019.

CAETANO, Maria Raquel; MENDES, Valdelaine da Rosa. Think tanks, redes e a atuação do empresariado na educação. Educar em revista, v. 36, 2020, p. 1-17.

CARIELLO, Lísia. A disputa por hegemonia da educação brasileira: o movimento pela base nacional comum. ANPUH-Brasil. 30º Simpósio Nacional de História. Recife, 2019.

COSTA, Kátia Miriam. Think Tanks no mundo globalizado. Observare - Observatório de Relações Exteriores. Universidade Autonoma de Lisboa. Revista Janus, 2017. Ed. A comunicação mundializada. Pg. 110 a 111.

FREITAS, Luis Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GROS, Dense Barbosa. Institutos Liberais e Neoliberalismo no Brasil da Nova República. Tese de Doutorado. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser, 2003.

LOPES, W; REZERA, D. Expropriação cultural: as reformas da BNCC e do ensino médio em debate. Revista Linguagem, Educação e Sociedade-LES, v. 26, n. 52, 2022, p. 271-299.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. Livro II. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MAZZEO, Antônio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

MENDES, Valdelaine. A influência dos think tanks na política educacional brasileira: menor autonomia pedagógica e maior precarização do trabalho, VI Jornada Brasileira de Sociologia, Modernidade e Sul Global outubro, 2019, Pelotas/RS.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. 1. ed revista. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do estado. São Paulo: Boitempo, 2015.

PINHEIRO, Ana Cláudia. Pensando os think tanks: uma revisão da produção acadêmica brasileira. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Departamento de Sociologia e Ciências Políticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

RABELO, Jackline; JIMENEZ, Susana; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. O movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.

TEIXEIRA, Tatiana. Os BRICS na visão dos principais think tanks norte-americanos. Revista Carta Internacional. Publicação da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Vol. 6. N. 2. Julho-dezembro de 2011. Pg. 132 a 145. Disponível em https://cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/viewFile/43/27 . Acesso em 13/08/2021.

TORRES, Michelangelo Marques, 1982- Cidadania do Capital? a intervenção social das corporações empresariais no Brasil. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: 2012. p. 35-73.

TORRES, Michelângelo Marques. Cidadania do capital? A estratégia da intervenção social das corporações empresariais. São Paulo: Alameda, 2019.

Downloads

Publicado

2023-03-24

Como Citar

de Moura Santos, M. E., Rodrigues de Amorim, M. G., & da Silva dos Santos, R. (2023). NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NA ATUAÇÃO DOS THINK TANKS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(53), 171-195. https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3439