NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO NA ATUAÇÃO DOS THINK TANKS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.3439Palavras-chave:
Think tanks, Educação, Crise estrutural do capital, NeoliberalismoResumo
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo teórico e revisão de literatura sobre a organização e disseminação de think tanks com atuação em âmbito internacional e sua atuação no direcionamento dos rumos da educação pública brasileira. Para tanto, definimos os seguintes objetivos de pesquisa: situar as políticas neoliberais no âmbito das medidas de ajustes da crise estrutural do capital; caracterizar o movimento de expansão de think tanks; e compreender a atuação dos think tanks no processo de propagação do pensamento neoliberal e seus impactos no campo educacional. Apesar de não haver um consenso estabelecido sobre a definição do que vêm a ser essas instituições, os think tanks têm sido apresentados como as instituições que mais exercem influência no cenário político global, seja em nível interno ou externo. Trata-se de estruturas bastante complexas, organizadas e abrangentes, chegando a ser reconhecidas como tanques de ideias. No que se refere aos pressupostos teórico-metodológicos utilizados para realização deste trabalho, é importante enfatizar que adotamos como base o Materialismo Histórico e Dialético, por entendermos que essa perspectiva nos fornece os fundamentos necessários para compreendermos a relação capital e trabalho, bem como suas reverberações no sistema educacional.
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