EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS QUILOMBOS: O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUILOMBOLAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3140

Palavras-chave:

BNCC, currículo, quilombola, educação quilombola

Resumo

Neste trabalho investigou-se o atual cenário da Educação Escolar Quilombola (EEQ) no contexto da Educação do Campo. Em seguida, discutimos a importância e atualidade de pautar a formação de professores para a EEQ à luz das mais recentes normatizações instituídas. Discorremos também sobre as concepções e perspectivas teóricas de referência, com o intuito de compreender a materialidade das Políticas Públicas de Educação Ambiental articulada à Pedagogia Histórico-Crítica nas escolas quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa. Elencamos às contradições existentes com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e interlocuções dos programas do Plano de Ações Articuladas (PAR).   Optamos pela metodologia do Materialismo Histórico dialético (MHD)e suas categorias foram empregados como referenciais de análise. Os procedimentos de pesquisa foram organizados em análise documental, pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas. A partir do desenvolvimento e análise de investigação verificamos os contextos e perspectivas de professores atuantes na Educação Quilombola campesina, nas escolas do Ensino Fundamental. Concluímos que no referido município ocorre um movimento diferenciado para fortalecer as especificidades da EEQ e respeitar a diversidade do povo campesino quilombola.

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Biografia do Autor

Queziane Martins da Cruz, Prefeitura de Bom Jesus da Lapa

Pedagoga pela UNEB; Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Especialista em Educação do Campo –IF Baiano e Gestão e Políticas Públicas na Educação Básica (UNEB), professora efetiva da rede Municipal e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC/CNPq.

 

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora do Programa Formacampo. Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação pública (REDAP); Pesquisadora do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), no GT Capitalismo digital. Bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Cruz, Q. M. da ., & Ramos dos Santos, A. (2023). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E OS QUILOMBOS: O PROTAGONISMO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS QUILOMBOLAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 7–36. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.3140

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