PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação
Palavras-chave:
Pesquisa, Educação, Atividade, Videografia, AutoconfrontaçãoResumo
O nosso principal objetivo, neste trabalho, consiste em discutir o uso da metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação, focando especialmente dois pontos: o uso de imagens videográficas; e o papel do pesquisador e de um colega de profissão nas sessões de autoconfrontação. Essa discussão se faz necessária porque muitos pesquisadores, especialmente das áreas das Ciências Humanas e Sociais, inclusive no campo da Educação, têm se preocupado em estudar a realidade, como no caso do fenômeno educativo, a partir da dimensão concreta que a constitui, levando em conta seus elementos objetivos e subjetivos. São pesquisadores que, em seus estudos, consideram que a realidade é uma totalidade constituída a partir da articulação de elementos de contradição e mediação. É nessa perspectiva, portanto, que entendemos que a importância do uso de imagens videográficas na pesquisa de autoconfrontação com professores passa, necessariamente, pelo modo como o sujeito da pesquisa é mediado pelos questionamentos do pesquisador e até do colega de profissão que, ao ser convidado, participa das sessões de autoconfrontação cruzada.
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