PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação

Autores

  • JÚLIO RIBEIRO SOARES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Atividade, Videografia, Autoconfrontação

Resumo

O nosso principal objetivo, neste trabalho, consiste em discutir o uso da metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação, focando especialmente dois pontos: o uso de imagens videográficas; e o papel do pesquisador e de um colega de profissão nas sessões de autoconfrontação. Essa discussão se faz necessária porque muitos pesquisadores, especialmente das áreas das Ciências Humanas e Sociais, inclusive no campo da Educação, têm se preocupado em estudar a realidade, como no caso do fenômeno educativo, a partir da dimensão concreta que a constitui, levando em conta seus elementos objetivos e subjetivos. São pesquisadores que, em seus estudos, consideram que a realidade é uma totalidade constituída a partir da articulação de elementos de contradição e mediação. É nessa perspectiva, portanto, que entendemos que a importância do uso de imagens videográficas na pesquisa de autoconfrontação com professores passa, necessariamente, pelo modo como o sujeito da pesquisa é mediado pelos questionamentos do pesquisador e até do colega de profissão que, ao ser convidado, participa das sessões de autoconfrontação cruzada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JÚLIO RIBEIRO SOARES, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação: psicologia da educação pela PUC/SP. 

Referências

AGUIAR, Wanda Maria J. A pesquisa em psicologia sóciohistórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, Ana Mercês B., GONÇALVES, Maria da Graça M.; FURTADO, Odair (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

CLOT, Yves. Entrevista. Cadernos de psicologia social do trabalho. São Paulo, v. 9, n. 2, 2006a.

DAVIS, Claudia e AGUIAR, Wanda Maria J. Atividade docente: transformações do professor na perspectiva da psicologia sóciohistórica. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional. São Paulo, vol. 14, n. 2, pp.233-244, jul/dez. 2010.

CUNHA, Liliana; GIL MATA, Rita e CORREIA, Fernanda. Luz, câmara, acção: orientações para a filmagem da actividade real de trabalho. Laboreal. Porto (Portugal), v. II, n. 1, 2006.

KNOX, Jane E. Prefácio. In: VYGOTSKY, Lev S.; LURIA, Alexander R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 23)

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os Pensadores).

MEIRA, Luciano. Análise microgenética e videografia: ferramentas de pesquisa em psicologia cognitiva. Temas em psicologia, São Paulo, n. 3, p. 59-71, 1994.

SOARES, Júlio R. Atividade docente e subjetividade: sentidos e significados constituídos pelo professor acerca da participação dos alunos em atividades de sala de aula. 2011. 327 f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

VYGOTSKY, Lev S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

SOARES, J. R. . (2012). PARA ALÉM DA VIDEOGRAFIA: Reflexões sobre a metodologia de autoconfrontação na pesquisa em Educação. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 135-148. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1409

Edição

Seção

Artigos