“VOCÊ QUE LUTE!”: A RECONSTRUÇÃO DO DISCURSO MIDIÁTICO POR JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v27i53.2963Palavras-chave:
mídia, pandemia, meritocracia, acesso à educação superiorResumo
Temos como propósito compreender a construção e a reconstrução de discursos midiáticos por estudantes de escola pública sobre os estudos de vestibulandos no contexto da pandemia da covid-19 e analisar como o acesso de jovens da classe trabalhadora em cursos de alta seletividade social na universidade pública é divulgado na mídia. Utilizamos o modelo Codificação e Decodificação, de Stuart Hall (1973; 1980), e entrevistamos 13 estudantes do Distrito Federal. Entre as conclusões, refletimos que as mídias valorizam o mérito individual, inclusive em tempos de pandemia, enquanto silenciam as políticas públicas de acesso à educação superior. Conclui-se que a maioria dos jovens, ao reconstruir as notícias, mantém a lógica hegemônica e dominante.
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