EMBARAÇOS DA DOCÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL DE DUAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v28i58.6147Palavras-chave:
Necessidades profissionais, Atividade docente, Processos de significaçãoResumo
Com a pandemia da Covid-19, a educação foi fortemente impactada. Foi nesse contexto, portanto, que surgiu a necessidade deste estudo, que tem por objetivo compreender os embaraços da docência na pandemia da Covid-19 a partir da análise das significações de duas professoras que vivenciaram os efeitos do referido surto infeccioso na educação escolar. De natureza qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 02 professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola de um município do estado do Ceará. Os resultados são analisados por meio de um núcleo de significação, denominado “embaraços da docência na pandemia: desafios e possibilidades do constituir-se professor/a”. O referido núcleo é composto de três indicadores, a saber: 1) necessidades formativas, pedagógicas e escolares, cujos dados tratam da necessidade da construção de novos conhecimentos e práticas educacionais para o enfrentamento dos desafios vividos na escola; 2) afetos vividos no contexto da pandemia, que denotam sofrimentos que foram se constituindo na forma de angústia e dificuldades profissionais, mas que também expressam esperança e desejo em superar os desafios da profissão; e 3) apoio pedagógico na realização da atividade docente, o qual aborda questões atinentes aos desafios e possibilidades que marcaram o processo de ensino e aprendizagem na pandemia. Importante considerar que a intensidade dos desafios e das possibilidades docentes vividas na pandemia variam em função da historicidade e das significações constituídas pelas professoras, a partir de suas experiências, emoções e necessidades profissionais.
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