CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DISCURSOS QUE SIGNIFICAM O CURRÍCULO NO CONTEXTO ESTADUAL DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2960

Palavras-chave:

Discurso, Currículo, Avaliação

Resumo

Este trabalho problematiza a relação estabelecida entre currículo e avaliação, após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, doravante BNCC, salientando os efeitos de sentido sobre a prática pedagógica e sua organização/prescrição no âmbito estadual. Destacamos que tal relação, no contexto mato-grossense, assume o caráter de estrutura de verificação/validação da performatividade docente e estudantil. O presente trabalho privilegia a compreensão discursiva de Currículo, desenvolvida por Lopes (2018, 2019), a qual concebe o discurso como estruturação do social. Aponta para a necessidade de negociação de sentidos sobre projetos educativos como elemento crucial à Democracia, desse modo, a desestabilizar o discurso produzido sobre as temáticas apresentadas. O estudo foi desenvolvido com o aporte teórico estratégico da Teoria Política do Discurso (LACLAU, 2011, 2013). Para a discussão temática, recorre a Ball (1990, 2010) para a compreensão da noção de performatividade e problematização sobre os sentidos da influência política; Vieira e Hypolito (2013); Diaz-Barriga (2018), autores que contribuem para a desestabilização dos discursos sobre avaliação no âmbito da política curricular. Identifica-se a partir da BNCC forte investimento em ações de estruturação curricular via programas locais de medição da proficiência da aprendizagem, especialmente no contexto da alfabetização. Esse efeito de sentido provocado pela BNCC realça a linguagem da avaliação externa, assumida como local, da competição e da lógica meritocrática que corroboram para projeções identitárias estereotipadas sobre o ensino e aprendizagem, e sobre ser estudante no contexto mato-grossense.

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Biografia do Autor

Geniana Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas (UFMT). Mestre em Educação (UFMT). Doutora em Educação (UERJ). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Reybia Bueno Ramos, Secretaria do Estado de Educação de Mato Grosso

Licenciatura em Pedagogia. Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB). Professora da Unidocência. Escola estadual Modelo santo Antonio (EEMSA), Jaciara, Mato Grosso, Brasil.

Denise de Souza Destro, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

Licenciada em Educação Física (UFJF). Mestre e Doutora em Educação (UERJ). Professora da rede municipal de Juiz de Juiz de Fora; supervisora dos Cursos Populares para Concurso (CPC – Juiz de Fora/MG). Docente do curso de Educação Física do Centro Universitário UniAcademia (JF/MG).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Santos, G., Ramos, R. B., & Destro, D. de S. . (2022). CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DISCURSOS QUE SIGNIFICAM O CURRÍCULO NO CONTEXTO ESTADUAL DE MATO GROSSO. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 172–195. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2960

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