SABER & PODER NO ENSINO DA MATEMÁTICA: O DISCURSO DOS PROFESSORES DA BAIXADA SANTISTA
Palavras-chave:
Formação do professor, Ensino/ aprendizagem, Relações de saber/poderResumo
Neste trabalho os autores utilizam a Análise do Discurso para, a partir do registro da fala dos professores, identificar os aspectos ideológicos que perpassam a prática do ensino de matemática, e, em seguida, analisar esses aspectos à luz dos estudos de Freire, Morin, e outros teóricos da educação. Utiliza-se ainda, o conceito de signo de Ferdinand de Saussure para analisar a questão da significação Verificou-se que a carreira do professor de matemática tanto pode partir do desejo de envolver-se com a educação como da atividade com a área de conhecimento específica. Igualmente, pode resultar de uma escolha pessoal como de uma série de circunstâncias que ofereceram a oportunidade dessa opção. Em ambos os casos, para os entrevistados, essa carreira foi assumida como principal atividade profissional e caminho paras a realização pessoal.
Downloads
Referências
CAMPOS, D. C. P. de. Luzes e sombras: relações de saber e poder no processo de ensinoaprendizagem da matemática. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica de Santos. Santos, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11. ed. (reimpressão) Rio de Janeiro: Graal, 1995. (Biblioteca de filosofia e história das ciências, v. 7)
______. As Palavras e As Coisas - Uma Arqueologia das Ciências Humanas" SP: Martins Fontes, 1985.
LUCCHESI, M. A. S. Políticas públicas de formação do educador brasileiro: conseqüências na formação universitária e no trabalho docente. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E TRABALHO, Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais. Anais. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, Departamento de Ciências da Educação, 2005.
______. A universidade no limiar do III milênio: desafios e tendências. São Paulo: Leopoldianum, 2002.
______. Um paradigma para a universidade emergente no limiar do século XXI. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1999.
ORLANDI, E. P. Leitura e discurso. São Paulo: Cortez, 2001.