MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9880

Palavras-chave:

Alfabetização de Jovens e Adultos, Método Paulo Freire, Letramento, Libertação, Transformação

Resumo

O artigo objetiva analisar a influência do Método Paulo Freire no processo de Alfabetização de Jovens e Adultos desenvolvido na Casa Paulo Freire, localizado em São Sebastião, Brasília – DF. O problema norteador do estudo em questão tem como enfoque: como o uso do Método Paulo Freire na Alfabetização de Jovens e Adultos pode contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem no processo de alfabetização e de letramento, pautada em uma formação para a autonomia, conscientização, transformação e libertação do ser humano? O estudo apresenta-se por meio de uma metodologia de cunho qualitativo, sendo sustentado por uma pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos de pesquisa foram o questionário e a observação. As observações empíricas demonstraram, ao concluir o estudo, que a Pedagogia Freiriana não é uma educação que visa apenas alfabetizar os jovens e adultos que frequentam a EJA, mas, sim, funciona como um Método que busca a formação integral do indivíduo.

Biografia do Autor

SIMONE DA CONCEIÇÃO RODRIGUES DA SILVA, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) /Brasil. Professora Servidora Pública da SEEDF.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1981.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática de libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3 ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para A Liberdade e outros escritos. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: Teoria, prática e proposta. 5 ed. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2002. (Guia da escola cidadã, v.5).

GHIRALDELLI, Paulo Jr. História da Educação Brasileira. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

KLEIN, Lígia Regina. Alfabetização de jovens e adultos: Questões e propostas para a prática pedagógica na perspectiva histórica. Brasília: Universa, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATO, Eva Maria. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

MORAES, Carolina Roberta; VARELA, Simone. Motivação do aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, vol. 1, n. 1, p. 01-15,ago. / dez.2007.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete Lições Sobre Educação de Adultos. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Simone da Conceição Rodrigues da; NUNES, Maria Alice Melo. Um olhar sobre o Método Paulo Freire na Educação de Jovens e Adultos. Revista Com Censo, 2 ed. esp., 5, p. 50-58, mai. 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, S. D. C. . (2020). MÉTODO PAULO FREIRE: UMA ANÁLISE NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (45), 91-117. https://doi.org/10.26694/les.v0i45.9880

Edição

Seção

Artigos