FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: NARRATIVAS EM DISPUTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2841

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Infantil, BNCC, Narrativas

Resumo

Este artigo aborda o tema da formação de professores e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Busca evidenciar narrativas que estão em disputa no cenário nacional e suas ressonâncias para a formação de professores da Educação Infantil. A argumentação foi construída a partir de análise crítica de documentos da legislação educacional vigente em uma interlocução com referências teóricas do campo da educação. A BNCC está em vigor e o compromisso dos profissionais da educação é interpretar, traduzir e problematizar seu conteúdo, evidenciando suas fragilidades e potências. A proposta da BNCC está correndo o risco de não se efetivar porque o próprio governo brasileiro a inviabilizou com a defesa do estado mínimo e com a adoção de políticas neoliberais e neoconservadoras.

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Biografia do Autor

Marlene Oliveira dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora adjunta da Faculdade de Educação (Faced) da UFBA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (Gepeici), da Faced-UFBA. Pesquisadora da linha de pesquisa Política e Gestão da Educação e do Núcleo Integrado de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (Nepessi), também da Faced-UFBA.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Oliveira dos Santos, M. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E BNCC: NARRATIVAS EM DISPUTA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 147–171. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2841

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