MODELANDO A INFÂNCIA: A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE CURITIBA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8711Palavras-chave:
História da Educação, História das Instituições, Educação e Trabalho, InfânciaResumo
Trata-se no presente estudo, de forma específica, sobre a criação e instalação da Escola de Aprendizes Artífices no Estado do Paraná no início do século XX. O estudo parte de um contexto mais amplo e apresenta as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas no início do Brasil republicano, alterações que determinaram a valorização da educação para atender a formação da população brasileira diante das novas demandas da economia capitalista que se instaurava no país. Apresenta as mudanças socioeconômicas no Estado do Paraná, a exemplo da chegada dos imigrantes, o desenvolvimento da indústria, do comércio e o aumento da população urbana na cidade de Curitiba, capital do Estado. Buscou-se averiguar a formação que esta instituição ofereceu no período de sua instalação e ainda evidenciar a que necessidades essa instituição veio atender. As respostas que se evidenciaram com o decorrer da pesquisa mostrou uma conjuntura de interesses do Estado em atender a demanda do capital.
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