MODELANDO A INFÂNCIA: A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE CURITIBA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores

  • MARIA JOSÉLIA ZANLORENSE Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8711

Palavras-chave:

História da Educação, História das Instituições, Educação e Trabalho, Infância

Resumo

Trata-se no presente estudo, de forma específica, sobre a criação e instalação da Escola de Aprendizes Artífices no Estado do Paraná no início do século XX. O estudo parte de um contexto mais amplo e apresenta as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais ocorridas no início do Brasil republicano, alterações que determinaram a valorização da educação para atender a formação da população brasileira diante das novas demandas da economia capitalista que se instaurava no país. Apresenta as mudanças socioeconômicas no Estado do Paraná, a exemplo da chegada dos imigrantes, o desenvolvimento da indústria, do comércio e o aumento da população urbana na cidade de Curitiba, capital do Estado. Buscou-se averiguar a formação que esta instituição ofereceu no período de sua instalação e ainda evidenciar a que necessidades essa instituição veio atender. As respostas que se evidenciaram com o decorrer da pesquisa mostrou uma conjuntura de interesses do Estado em atender a demanda do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA JOSÉLIA ZANLORENSE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora da Universidade Estadual do Centro-Oentes – Campus de Guarapuava (UNICENTRO).

Referências

BRANDÃO, Ângela. A fábrica de ilusão: o espetáculo nas máquinas num parque de diversões e a modernização de Curitiba (1905 -1913). Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1994.

BRASIL. Decreto 7566, de 23 de setembro de 1909. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primário e gratuito. Disponível em: http://portal.mec. gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf Acesso em: 05 de jun. de 2011.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Nacionalismo no centro e na periferia do capitalismo. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/ v22n62/a12v2262.pdf. Acesso em: 15 de

jul de 2013.

CHAUÍ, Marilena. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense: São Paulo, 2008.

CORDOVA, Maria Julieta Weber. O Paranismo e o processo de produção historiográfica paranaense: o episódio do Cerco da Lapa, 2007.

COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à República: momentos decisivos. 7. ed. SãoPaulo: Ed. UNESP, 1999.

CUNHA, Luiz Antonio. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Ed. UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000.

______. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Ed. UNESP; Brasília, DF: Flacso, 2000.

DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. Etnias e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980.

FONSECA, Celso Suckow da. História do ensino industrial no Brasil. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA, 1986. v. 1.

GANDELMAN, Luciana Mendes. A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro nos séculos XVI a XIX. História, ciências, saúde Vol. VIII (3). set.-dez., 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ hcsm/v8n3/7647.pdf. Acesso em: 10 de out. de 2011.

LINHARES, Temístocles. História econômica do mate. Rio de Janeiro: José Olympo,1969.

MARTINS, Romário. Terra e gente do Paraná. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba,1995.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 28. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

NADALIN, Sergio Odilon. Paraná: ocupação do território, população e migrações.Curitiba: SEED, 2001.

NAGLE, Jorge. A educação na primeira república. IN: FAUSTO, Boris. (Org.) O Brasil republicano: sociedade e instituições. Historia Geral da Civilização Brasileira. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira República. São Paulo: EPU: Ed. USP, 1974.

NORONHA, Maria Olinda. Educação e trabalho no contexto histórico da formação da Primeira República. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval (Orgs.).Navegando pela história da educação brasileira: 20 anos de HISTEDBR. Campinas:Autores Associados: HISTEDBR, 2009.

NORONHA, Olinda Maria. Ideologia, trabalho e educação. Campinas: SP: Alínea, 2004.103

OLIVEIRA, Dennison de.Urbanização e industrialização no Paraná. Curitiba: SEED, 2001.

PADIS, Pedro Calil. Formação de uma economia periférica: o caso do Paraná. São Paulo: HUCITEC; Curitiba: Secretaria da Cultura e do Esporte do Governo do Estado do Paraná, 1981.

PEREIRA, Luiz Fernando Lopes. Paranismo: o Paraná inventado: cultura e imaginário no Paraná da I República. Curitiba: Aos Quatro Ventos, 1997.

PEREIRA, Tânia da Silva. Infância e adolescência: uma visão histórica de sua proteção social e jurídica no Brasil. Revista de Direito Civil Imobiliário, Agrário e Empresarial,São Paulo, v. 16, n. 62, out./dez., 1992.

PRADO JUNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2008.

PROSSER, Elisabeth Seraphim. Cem anos de sociedade, arte e educação em Curitiba:1853-1953. Da Escola de Belas Artes Indústrias, de Mariano de Lima, à Universidade do Paraná e a Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Curitiba: Imprensa Oficial, 2004.(Páginas escolhidas).

QUELUZ, Gilson Leandro. Concepções de ensino técnico na República velha: dos casos da Escola de aprendizes Artífices do Paraná, do Instituto Técnico Profissional de Porto Alegre e o serviço de remodelação 1909 e 1930. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000.

QUELUZ, Gilson Leandro. Escola de Aprendizes Artífices do Paraná (1909- 1930).Revista Tecnologia e Humanismo, Curitiba, Ano 1, n. 1, 1986.

RIBEIRO, Maria Alice Rosa. Qualificação da força de trabalho: a experiência das escolas profissionais do Estado de São Paulo (1911- 1942). ______. (Coord.). Trabalhadores urbanos e ensino profissional. 2. ed. Campinas: Ed. UNICAMP, 1986.

RIZZINI, Irma. A Assistência à infância na passagem para o século XX – da repressão à reeducação. Revista Fórum Educacional, n. 02, 1990.104

SANFELICE, José Luiz. Da escola estatal burguesa à escola democrática popular:considerações históricas. IN: LOMBARDI, José Claudinei.

SAVIANI, Dermeval. NASCIMENTO, Maria Isabel Moura. (Orgs.). A escola pública no Brasil: história e historiografia. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2005.

SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. Vida material e econômica. Curitiba: SEED, 2001. (Coleção história do Paraná; textos introdutórios).

TEIXEIRA, Selma Suely. Escola de Aprendizes Artífices do Paraná (1909 – 1930).Revista Tecnologia e Humanismo, Curitiba, Ano 1, n. 1, 1986.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

ZANLORENSE, M. J. . (2014). MODELANDO A INFÂNCIA: A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE CURITIBA E A FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 52–71. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8711

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.