REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM EDUCAÇÃO: CARACTERÍSTICAS, ESTRUTURA E POSSIBILIDADES ÀS PESQUISAS QUALITATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702

Palavras-chave:

Ciências da educação, Pesquisa qualitativa, Revisão de literatura, Revisão sistemática

Resumo

O crescimento no número de programas de pós-graduação e a rápida difusão do conhecimento impulsionada pela tecnologia têm resultado no aumento da produção científica e estimulado a demanda pela busca, organização e síntese do conhecimento já produzido. Nesse contexto, a revisão sistemática de literatura distingue-se como importante modalidade de pesquisa, uma vez que propõe resumir de forma padronizada e criteriosa as evidências publicadas sobre determinada questão, a fim de favorecer a produção de novos estudos que possam avançar a partir do saber anteriormente construído. Especificamente no que se refere às pesquisas qualitativas em educação, os aspectos epistemológicos e metodológicos da revisão sistemática de literatura e as contribuições científicas às pesquisas educacionais que podem emergir desses estudos são poucas vezes abordados em profundidade. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, o presente artigo teórico tem por objetivo apresentar o conceito, características, estrutura e etapas de execução da revisão sistemática aplicada às pesquisas qualitativas no campo educacional. O texto expõe os passos para a sua implementação desde a delimitação da questão de pesquisa, elaboração das estratégias de busca, seleção de estudos e extração dos dados até a sistematização dos resultados, divulgação e publicação da revisão sistemática de literatura. Também são indicados alguns cuidados, contribuições, possibilidades e limites da revisão sistemática de literatura às pesquisas qualitativas das ciências da educação. O estudo destaca que revisões sistemáticas de boa qualidade são caracterizadas pela transparência e reprodutibilidade do processo metodológico, e reconhecidas por sua credibilidade e alto nível de evidência.

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Biografia do Autor

Alessandra Freire Magalhães de Campos, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação, Universidade Católica de Brasília (UCB). Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Luís Miguel Dias Caetano, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação pela Universidade dos Açores, Portugal. Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Lisboa, Portugal. Licenciado em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, Santarém, Portugal. Docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Comunicação Social, Mestre em Administração, Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB). Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia (UCB/CNPq).

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

Campos, A. F. M. de, Caetano, L. M. D. ., & Gomes, V. M. L. R. (2023). REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA EM EDUCAÇÃO: CARACTERÍSTICAS, ESTRUTURA E POSSIBILIDADES ÀS PESQUISAS QUALITATIVAS . Linguagens, Educação E Sociedade, 27(54), 139–169. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702

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