A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA PÚBLICA: Um debate sobre o ensino e o aprendizado

Autores

  • ANALÉIA DOMINGUES Universidade Estadual de Maringá
  • OSMAR MARTINS DE SOUZA

Palavras-chave:

Texto, Ensino, Aprendizagem, Escola

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo discutir o ensino e o aprendizado dos conceitos fundamentais da Língua Portuguesa a partir de produções de textos de alunos de 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas. Para realizar esse estudo foram recolhidas produções de texto de alunos da referida série, de 10 escolas de Maringá/PR e região. Como suporte teórico e metodológico nos fundamentamos no Método Marxista procurando compreender nosso objeto de estudo em suas múltiplas relações. Elegemos os teóricos da Teoria Histórico-Cultural para compreendermos os conceitos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e mediação, para posteriormente, analisar como esses conceitos aparecem nos textos das crianças. Os resultados da pesquisa levam a postular que há muito por ser feito no campo da educação e, mais especificamente, no trabalho com a língua portuguesa. É preciso repensar a forma como se tem trabalhado, o que se está ensinando e, o mais importante, como os conteúdos estão sendo ensinados. Há que se repensar a formação propiciada aos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANALÉIA DOMINGUES, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e professora do Departamento de Pedagogia da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – PR. 

OSMAR MARTINS DE SOUZA

Filósofo, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, doutorando em Educação pela mesma universidade e professor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. 

Referências

DOMINGUES, Analéia. A escolaridade organizada em ciclos: análise do desempenho de alunos de 4ª série na área de Língua Portuguesa. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2003.

FONTANA, Roseli Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996.

KOCH, I.G.V.; TRAVAGLIA, L.C. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.

KOSTIUK, G. S. Alguns aspectos da relação recíproca entre educação e desenvolvimento da personalidade. In: LURIA, LEONTIEV, VYGOTSKY. Psicologia e Pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Editorial Estampa. p. 51-71.

LURIA, A. R. Curso de psicologia geral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. v. I.

PALANGANA, I. C. Individualidade: afirmação e negação na sociedade capitalista. São Paulo: Plexus, 1998.

PARANÁ. Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. Curitiba: SEED, 1990.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_________. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

_________. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

DOMINGUES, A. ., & MARTINS DE SOUZA, O. . (2012). A PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA PÚBLICA: Um debate sobre o ensino e o aprendizado. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 39-64. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1405

Edição

Seção

Artigos