EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica
Palavras-chave:
educação, direitos humanos, Juventude, formação de professoresResumo
Este artigo relata experiência de formação vivenciada por meio das atividades desenvolvidas no Projeto de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude, desenvolvido por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Piauí, como prática do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz na Escola, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania, realizada na comunidade escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região periférica de Timon-MA, território marcado pela violência estrutural, principalmente entre as demandas infanto-juvenis. Combinando a dimensão teórico-prática, o texto apresenta performance descritiva do Projeto e das atividades desenvolvidas no Curso de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude. A experiência traz a compreensão de que educar em direitos humanos deve partir da inteireza do que é o ser humano, entendendo que ele é a razão que mobiliza tal perspectiva, tendo a vida com dignidade como princípio maior. Contribui para a reflexão sobre os nossos modos de educar para uma cultura de direitos humanos e corrobora como experiência inovadora no tocante ao modelo de formação docente herdado, historicamente viciado em legitimar formas de exclusão.
Downloads
Referências
ARENDT. Hannah. A condição humana. Tradução Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
BARROS. José Marcio. A diversidade cultural e os desafios de desenvolvimento e inclusão: por uma cultura da mudança. IN: BARROS. José Marcio (Org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2009.
BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo em 18/10/2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2011.
BERNARDES, Márcia Nina. Educação em Direitos humanos e a consolidação de uma cultura democrática. In: BITTAR, Eduardo C.; TOSI, Giuseppe. Democracia e educação em direitos humanos numa época de insegurança. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008.
BONDIA. Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. <http://www.anped.org.br > Acesso em 22.08.13.
BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3. ed.rev. Brasília: SEDH/PR, 2010.
BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Presidência da República; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; UNESCO, 2009.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CANDAU, Vera. (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. RJ: DP&A, 2003.
CARBONARI, Paulo Cezar. Educação em direitos humanos: estudo de caso em São Benedito. In: BITTAR, Eduardo C.; TOSI, Giuseppe.Democracia e educação em direitos humanos numa época de insegurança. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008.
CARDIERI, Elisabete. Direitos humanos: reflexões sobre formação de educadores. Disponível em: <http://www.andihep.org.br/imagens/downloads/encontros/anais/vencontro/gt2/gt02p02.pdf.2009. Acesso em: 01.abr. 2012.
CARVALHO. José Sergio. (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004.
CERTEAU. M. A invenção do cotidiano 1: arte de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
HADLER. Oriana Holsbach; GUARESCHI. Neuza M.F. O guia de políticas públicas de juventude: a produção do sujeito jovem cidadão produtivo. In: Anais do IV JUBRA – Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades. PUC-MG, BH, Jun. 2010.
LUSTOSA. Patrícia; NOBRE. Renarde Freire. O jovem e a máquina jurídica. In: Anais do IV JUBRA – Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades. PUC-MG, BH, Jun. 2010.
HORTA, Maria Del Mar Rubio. Educar em direitos humanos: compromisso com a vida. In: CANDAU, Vera. (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MACEDO, Rosa Maria de Almeida; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Um olhar sobre juventudes, escola e violências. Teresina: Expansão, 2007.
PELBART, Peter Pal. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. SP: Iluminuras, 2000.
PETIT, Sandra; SILVA, Rebeca Alcântara e. Entre afetos e conceitos: tematizando o preconceito racial em uma escola cearense. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Movimentos Sociais, educação popular e escola: a favor da diversidade. Fortaleza: Editora UFC, 2003.
RAYO. José Tuvilla. Educação em direitos humanos: rumo a uma perspectiva global. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SILVA, Aida Maria Monteiro. Direitos humanos na educação básica: qual o significado? In: _____; TAVARES, Celma. (Orgs.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Maria do Socorro Borges da Silva. História e memória da Educação em Direitos Humanos: uma prática socioeducativa recente e inovadora. Linguagens, Educação e Sociedade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI/CCE. ISSN: 1518-0743, ano 15, nº 22, jan./jun. 2010.
SPOSITO. Marília. Trajetórias na construção de políticas públicas de juventude no Brasil. In: FREITAS. Maria Virginia de; PAPA, Fernanda de Carvalho. (Orgs.). Políticas públicas: juventude em pauta. São Paulo: Cortez, Ação Educativa, Fundação Friedrich Ebert, 2003.
TARDIF, Maurice. Os saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte:Autêntica, 2007. (Coleção Pensadores & Educação).
VIOLA. Solon Eduardo Annes. Politicas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Anda Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.
WARAT, Luis Alberto. Diretos Humanos: subjetividade e práticas pedagógicas. In. SOUSA Jr., José Geraldo de et al. (Orgs.). Educando para os direitos humanos: pautas pedagógicas para a cidadania na universidade. Porto Alegre: Síntese, 2004.