EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica

Autores

  • MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

educação, direitos humanos, Juventude, formação de professores

Resumo

Este artigo relata experiência de formação vivenciada por meio das atividades desenvolvidas no Projeto de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude, desenvolvido por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Piauí, como prática do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz na Escola, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania, realizada na comunidade escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região periférica de Timon-MA, território marcado pela violência estrutural, principalmente entre as demandas infanto-juvenis. Combinando a dimensão teórico-prática, o texto apresenta performance descritiva do Projeto e das atividades desenvolvidas no Curso de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude. A experiência traz a compreensão de que educar em direitos humanos deve partir da inteireza do que é o ser humano, entendendo que ele é a razão que mobiliza tal perspectiva, tendo a vida com dignidade como princípio maior. Contribui para a reflexão sobre os nossos modos de educar para uma cultura de direitos humanos e corrobora como experiência inovadora no tocante ao modelo de formação docente herdado, historicamente viciado em legitimar formas de exclusão.

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Biografia do Autor

MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA, Universidade Federal do Piauí

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Departamento de Fundamentos de Educação, com uma trajetória de docência na área de História e Sociologia da Educação. Atua no “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e no Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz da UFPI. 

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

BORGES DA SILVA, M. D. S. . (2013). EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 251–278. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350

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