EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica

Autores

  • MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

educação, direitos humanos, Juventude, formação de professores

Resumo

Este artigo relata experiência de formação vivenciada por meio das atividades desenvolvidas no Projeto de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude, desenvolvido por meio da Coordenação de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Piauí, como prática do Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz na Escola, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Cidadania, realizada na comunidade escolar “Mãos Dadas”, no Parque Alvorada, região periférica de Timon-MA, território marcado pela violência estrutural, principalmente entre as demandas infanto-juvenis. Combinando a dimensão teórico-prática, o texto apresenta performance descritiva do Projeto e das atividades desenvolvidas no Curso de Formação Docente em Educação para os Direitos da Infância e Juventude. A experiência traz a compreensão de que educar em direitos humanos deve partir da inteireza do que é o ser humano, entendendo que ele é a razão que mobiliza tal perspectiva, tendo a vida com dignidade como princípio maior. Contribui para a reflexão sobre os nossos modos de educar para uma cultura de direitos humanos e corrobora como experiência inovadora no tocante ao modelo de formação docente herdado, historicamente viciado em legitimar formas de exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA DO SOCORRO BORGES DA SILVA, Universidade Federal do Piauí

Professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Departamento de Fundamentos de Educação, com uma trajetória de docência na área de História e Sociologia da Educação. Atua no “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e no Observatório de Juventude, Violência e Cultura de Paz da UFPI. 

Referências

ARENDT. Hannah. A condição humana. Tradução Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BARROS. José Marcio. A diversidade cultural e os desafios de desenvolvimento e inclusão: por uma cultura da mudança. IN: BARROS. José Marcio (Org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Ed. PUC Minas, 2009.

BENEVIDES, Maria Victória. Educação em Direitos Humanos: de que se trata? Palestra de abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo em 18/10/2012. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2011.

BERNARDES, Márcia Nina. Educação em Direitos humanos e a consolidação de uma cultura democrática. In: BITTAR, Eduardo C.; TOSI, Giuseppe. Democracia e educação em direitos humanos numa época de insegurança. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008.

BONDIA. Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. <http://www.anped.org.br > Acesso em 22.08.13.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos - PNDH-3. ed.rev. Brasília: SEDH/PR, 2010.

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Presidência da República; Ministério da Educação; Ministério da Justiça; UNESCO, 2009.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, Vera. (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. RJ: DP&A, 2003.

CARBONARI, Paulo Cezar. Educação em direitos humanos: estudo de caso em São Benedito. In: BITTAR, Eduardo C.; TOSI, Giuseppe.Democracia e educação em direitos humanos numa época de insegurança. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, 2008.

CARDIERI, Elisabete. Direitos humanos: reflexões sobre formação de educadores. Disponível em: <http://www.andihep.org.br/imagens/downloads/encontros/anais/vencontro/gt2/gt02p02.pdf.2009. Acesso em: 01.abr. 2012.

CARVALHO. José Sergio. (Org.). Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004.

CERTEAU. M. A invenção do cotidiano 1: arte de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

HADLER. Oriana Holsbach; GUARESCHI. Neuza M.F. O guia de políticas públicas de juventude: a produção do sujeito jovem cidadão produtivo. In: Anais do IV JUBRA – Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades. PUC-MG, BH, Jun. 2010.

LUSTOSA. Patrícia; NOBRE. Renarde Freire. O jovem e a máquina jurídica. In: Anais do IV JUBRA – Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades. PUC-MG, BH, Jun. 2010.

HORTA, Maria Del Mar Rubio. Educar em direitos humanos: compromisso com a vida. In: CANDAU, Vera. (Org.). Educar em direitos humanos: construir democracia. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MACEDO, Rosa Maria de Almeida; BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Um olhar sobre juventudes, escola e violências. Teresina: Expansão, 2007.

PELBART, Peter Pal. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. SP: Iluminuras, 2000.

PETIT, Sandra; SILVA, Rebeca Alcântara e. Entre afetos e conceitos: tematizando o preconceito racial em uma escola cearense. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Movimentos Sociais, educação popular e escola: a favor da diversidade. Fortaleza: Editora UFC, 2003.

RAYO. José Tuvilla. Educação em direitos humanos: rumo a uma perspectiva global. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SILVA, Aida Maria Monteiro. Direitos humanos na educação básica: qual o significado? In: _____; TAVARES, Celma. (Orgs.). Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Maria do Socorro Borges da Silva. História e memória da Educação em Direitos Humanos: uma prática socioeducativa recente e inovadora. Linguagens, Educação e Sociedade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI/CCE. ISSN: 1518-0743, ano 15, nº 22, jan./jun. 2010.

SPOSITO. Marília. Trajetórias na construção de políticas públicas de juventude no Brasil. In: FREITAS. Maria Virginia de; PAPA, Fernanda de Carvalho. (Orgs.). Políticas públicas: juventude em pauta. São Paulo: Cortez, Ação Educativa, Fundação Friedrich Ebert, 2003.

TARDIF, Maurice. Os saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. 2. ed. Belo Horizonte:Autêntica, 2007. (Coleção Pensadores & Educação).

VIOLA. Solon Eduardo Annes. Politicas de Educação em Direitos Humanos. In: SILVA, Anda Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Políticas e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010.

WARAT, Luis Alberto. Diretos Humanos: subjetividade e práticas pedagógicas. In. SOUSA Jr., José Geraldo de et al. (Orgs.). Educando para os direitos humanos: pautas pedagógicas para a cidadania na universidade. Porto Alegre: Síntese, 2004.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Como Citar

BORGES DA SILVA, M. D. S. . (2013). EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E JUVENTUDE: experiência de formação de professores da educação básica. Linguagens, Educação E Sociedade, (29), 251-278. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1350

Edição

Seção

Artigos