O PODER DO OLHAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • ARNALDO NOGARO Universidade Federal do Rio Grando do Norte
  • IDANIR ECCO Universidade de Passo Fundo
  • IVANIA NOGARO Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Palavras-chave:

Poder, Olhar, Relação pedagógica

Resumo

O presente ensaio resulta de pesquisa teórica e tem o objetivo de refletir sobre o poder do olhar na relação pedagógica. Pouco se tem falado sobre isso. Há mais silenciamentos do que enunciação. No dia a dia da sala de aula a relação pedagógica acontece “entre olhares”, seja do professor, seja dos estudantes. Transcorre como produção de diferentes práticas, vivências e significados, muitos destes, velados ou não expressos, e o olhar do educador é responsável por um número expressivo deles. Para dar sustentação à nossa argumentação buscamos, na literatura, autores que pudessem nos socorrer com seus escritos e apontamentos, dentre eles Merleau-Ponty (1990, 1997, 2005), Fernández (2012), Mora (2004), Arendt (2010), Perissé (2011), Alves (2011, 2014), Freire (1997), dentre outros. O poder do olhar do professor aqui é compreendido em seu sentido metafórico, representando muito mais do que o ver físico. Carrega consigo a intensidade e a extensão da sua conduta “pedagógica”, ao mesmo tempo em que procura incluir o aluno que assume a postura de quem é “olhado”. Pretendemos suscitar reflexões e trazer à tona o entendimento de que o olhar do professor aprova, incentiva, estimula ou reprova, desanima, desmotiva, inibe. Levar o educador a desenvolver sensibilidade no olhar e aprimorar sua dimensão construtiva parece ser a intenção primeira deste texto, não sabemos se seremos suficientemente iluminados e competentes para tanto, o que nos encoraja a não desistir é a possibilidade grande que há de obtermos êxito.

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Biografia do Autor

ARNALDO NOGARO, Universidade Federal do Rio Grando do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grando do Norte. Professor da URI – Campus de Erechim e PPGEDU. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética e Educação.

IDANIR ECCO, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Integrante do Grupo de Pesquisa Ética e Educação. 

IVANIA NOGARO, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia e licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Professora do Colégio São José – Erichim e da Rede Pública Estadual do RS. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

NOGARO, A. ., ECCO, I. ., & NOGARO, I. . (2014). O PODER DO OLHAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 64–81. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1302

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