FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • ELISÂNGELA ANDRADE MOREIRA CARDOSO Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • LETÍCIA ANDRADE SILVA Mestre em Educação (PPGE/UESC)
  • ARLETE RAMOS DOS SANTOS Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7653

Palavras-chave:

Currículo, Formação, Prática Pedagógica

Resumo

O presente estudo insere-se no contexto da política de formação, do currículo e da prática pedagógica dos professores da Educação Básica, e tem como objetivo revisar historicamente o processo de formação dos professores, bem como as nuances estabelecidas pelo currículo e a prática pedagógica ao longo dos anos, focalizando, especialmente os desafios desse tripé na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos o método do Materialismo Histórico Dialético para aprofundarmos o conhecimento da realidade pesquisada com a sustentação teórica, baseando- se em Marx (1982, 2002) e Kosik (2002), seguindo uma abordagem exploratória constituída pela revisão bibliográfica, a partir de documentos legais, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 e a Base Nacional Comum Curricular, amparada na Resolução nº 2/2017, os quais nos permitiram compreender os marcos normativos acerca do assunto em questão, bem como as contribuições de autores como Tardif (2005), Gatti (2008), Vázquez (1990) e Freire (1979, 1987, 1996, 2004), entre outros, para apreendermos os termos e as estratégias utilizadas pelo sistema capitalista. Concluímos que pesquisas que contemplem diretamente a formação, o currículo e a prática pedagógica são consideradas como área ainda recente, carecendo, portanto, de mais estudos empíricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELISÂNGELA ANDRADE MOREIRA CARDOSO, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação (PPGED/UESB), Mestre em Docência Universitária (UTN/AR), professora efetiva da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista/BA.  

ARLETE RAMOS DOS SANTOS, Universidade Estadual Paulista

Pós-Doutorado em Educação e Movimentos Sociais (UNESP), Doutorado em Educação (FAE/UFMG), Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação (UESC).

Referências

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. São Paulo, Brasiliense, 1982.

ARROYO, Miguel Gonzalez. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá (Org.) Os currículos do Ensino Fundamental para as escolas brasileiras. Campinas/SP: Autores Associados; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96. Brasília, DF:1996.Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF, 10 volumes, 1998.

____. Decreto nº 3.276, de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na Educação Básica, e dá outras providências. Brasília,1999.

_____. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília, 2010.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

______. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, 2017.

CANDAU, Vera Maria (Org). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. p. 51-68.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; TERTO, Daniela Cunha; BARBOSA, Maria Wanessa. A Nova Gestão Pública e os desdobramentos para os planos e programas governamentais. In: CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA, Marcelo Soares Pereira da. Plano de Ações Articuladas: propostas, cenários e desafios. Campinas/SP: Mercado das Letras, 2016. p. 49-74.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_____. Educação e Mudança. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os Reformadores Empresariais da Educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação, 2012. Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2018.

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37 jan./abr. 2008.

HORNBURG, Nice; SILVA, Rubia da. Teorias sobre currículo: uma análise para compreensão e mudança. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, v. 3, n. 10, p.61-66, jan./jun. 2007. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/319146927_O_curriculo_no_contexto_da_sociedade_contemporanea_sob_a_perspectiva_de_professores_da_educacao_basica>. Acesso em: 02 out. 2018.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

______. O que é a Dialética. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Coleção Primeiros Passos).

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas,1991.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 8.ed. São Paulo: Cortez,2005.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo:Boitempo, 1982.

______. Para a crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, 1985. In: GEDOZ, Sueli. Currículo Básico, Materialismo Histórico-Dialético e Formação Continuada de Professores: articulação necessária para o trabalho com a Língua Portuguesa. Disponível em: < http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4798> Acesso em: 02 dez. 2017.

_____. A Ideologia Alemã (Feuerbach). 7. ed., São Paulo: Martins Fontes, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.17. Petrópolis: Vozes, 2000.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículos: políticas e práticas. Campinas:Papirus, 2006.

NASCIMENTO, Maria das Graças. A formação continuada dos professores: modelos,dimensões e problemática. Ciclo de Conferências da Constituinte Escolar. Caderno Temático, Belo Horizonte, n. 5, jun., 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ARTMED Sul, 1999.

______. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes,2005.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Tradução de Luiz Fernando Cardosos.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

ANDRADE MOREIRA CARDOSO, E. ., ANDRADE SILVA, L. ., & DOS SANTOS, A. R. . (2021). FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: DESAFIOS NA CONTEMPORANEIDADE. Linguagens, Educação E Sociedade, 03–22. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7653

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.